Quando se pensa em carros antigos, logo vem à mente automóveis com estilo clássico como os antigos modelos Bugatti dos anos 1930, um Mercedes-Benz dos anos 1940 ou um Cadillac dos anos 1950. Até os muscle cars dos anos 1960 figuram neste exercício mental. Mas e um carro dos anos 1980 pode ser considerado um antigo?
VEJA TAMBÉM:
- Mercedes-Benz passa a ser a marca mais premiada em Pebble Beach
- Duesenberg único é premiado no Pebble Beach Concours d’Elegance
- Bentley 8 Litre 1931 leva o troféu ‘Best of Show’ em Pebble Beach
A respostas é sim e nem precisa ter formas de calhambeques. É o que o Honda HP-X quer comprovar no Pebble Beach Concours d’Elegance, um dos principais eventos de carros clássicos do planeta, que acontecerá na segunda quinzena de agosto.
O carro-conceito desenhado pela Pininfarina foi apresentado em 1984 e serviu de inspiração para redefinir os padrões de estilo da marca. Inclusive suas linhas futuristas e minimalistas ajudaram a definir as formas do clássico NSX.
O HP-X, é a sigla para Honda Pininfarina Experimental, impressionava pelo estilo da carroceria em forma de seta. A lateral chama atenção pelos frisos que formam o estilo laminado da traseira.
Mas o ponto focal deste carro está na imensa bolha que compõe em uma só peça para-brisas, janelas e teto. A abertura é semelhante aos aviões de caça.
O interior tem apenas dois assentos, o painel é minimalista com direito a um quadro de instrumentos digital (algo exótico para a época) e um volante de dois raios que se integra à base. Para não comprometer o estilo, ele não tem alavanca de sinalização e nem chave do limpador de para-brisas (pois ele não tem as palhetas). No console, HP-X contava com moderníssimo CD Player.
No console, ao lado da alavanca de marchas, um teclado com funções de refrigeração, luzes e demais instrumentos que geralmente ficam próximos ao volante e distribuídos pelo painel.
Mas Honda o HP-X funciona?
Sob a exótica carroceria, o carro-conceito acomoda um V6 2.0 que era utilizado nos monopostos da Fórmula 2. Mas ele é basicamente um figurante, pois o HP-X é um daqueles carros que cada volta é um grande risco. Ainda mais que para sua aparição em Pebble Beach foi exigido um detalhado e caro processo de restauração para marcar seus 40 anos. Coisas que só são mostradas em Monterey.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: