Greve no Ibama faz Stellantis mudar estratégia para vender seu novo SUV

há 4 meses 13

"Nos programamos para ter o volume ideal para o lançamento do Novo 2008, e o lançamento aconteceu no momento programado, ou seja, não atrasou", afirmou a marca ao UOL Carros, por meio de nota.

Lançada em março deste ano com grandes expectativas, a picape Fiat Titano registrou apenas 233 unidades vendidas nos primeiros três meses e 1.744 até julho. A greve no Ibama foi apontada como a principal responsável pelo atraso na importação dos veículos, impactando diretamente a oferta e gerando frustração tanto para os concessionários quanto para os consumidores.

A Fiat Titano registrou apenas 233 unidades vendidas nos primeiros três meses e 1744 até julho
A Fiat Titano registrou apenas 233 unidades vendidas nos primeiros três meses e 1744 até julho Imagem: Divulgação

Sobre o tema, a Stellantis disse que acompanha de perto a situação e declarou que trabalha diariamente para normalizar as operações de importação e reestabelecer os estoques nas concessionárias. No entanto, os desafios continuam, com a Titano ainda enfrentando dificuldades para atender à demanda, mesmo meses após o lançamento.

De acordo com concessionários da Peugeot entrevistados pelo UOL Carros, apesar de a situação ser melhor para o 2008, os veículos ainda podem levar até 30 dias para chegar ao cliente, dependendo da versão escolhida. Um deles destacou que o fluxo de clientes na loja aumentou significativamente após o anúncio do novo modelo, mas a espera pelo veículo ainda pode ser um fator de frustração para os consumidores.

Como está a greve

As paralisações do Ibama, que começaram em janeiro deste ano, têm causado sérios gargalos na importação de veículos devido à demora na emissão das licenças ambientais obrigatórias. Antes do movimento, o processo de liberação levava cerca de 10 dias; depois, o prazo legal de 60 dias estava sendo usado integralmente, e isso já resultou, em abril, em um acúmulo de mais de 40 mil unidades nos portos brasileiros à espera da documentação necessária.

Leia o artigo completo