Governo Milei determina reativação de Cadillac presidencial argentino

há 1 dia 3

Quando Javier Milei assumiu a presidência em dezembro de 2023, um de seus primeiros desejos como chefe de Estado eleito foi desfilar com o Cadillac presidencial. Trata-se de um conversível norte-americano fabricado em 1955. O então presidente argentino, Juan Domingo Perón, quis torná-lo seu veículo oficial, mas foi deposto pouco depois da chegada do carro ao país.

O Cadillac presidencial foi utilizado por outros chefes de Estado, como Arturo Frondizi (1958-1962) e Raúl Alfonsín (1983-1989). No entanto, o último a dirigir o veículo antes de seu abandono por quase uma década na Quinta de Olivos foi o então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, durante uma visita à Argentina, em 2006. 

O Cadillac presidencial em reparo.

Foto de: Motor1 Argentina

O Cadillac presidencial em reparo.

Sim… Chávez não se contentou com o banco do carona e pediu para assumir a direção do Cadillac, em um breve passeio no terreno da residência presidencial de Olivos, nos arredores de Buenos Aires. Na época, o venezuelano disse:

"Tive a honra de dirigir o carro de Perón. Ele está em perfeitas condições. Pegou rapidamente e demos uma pequena volta".

De 2006 a 2016, contudo, o Cadillac permaneceu esquecido e sem uso na residência presidencial de Vicente López.

Em 2015, o presidente eleito Mauricio Macri quis desfilar no Cadillac em sua cerimônia de posse, mas foi desaconselhado pelos mecânicos, já que o carro não funcionava há quase uma década. A pedido de Macri, o Cadillac foi completamente restaurado em 2016 e apresentado ao público na última edição do Salão de Buenos Aires, realizada em junho de 2017. 

O Cadillac presidencial em reparo.

Foto de: Motor1 Argentina

O Cadillac presidencial em reparo.

Pouco depois, o carro foi transferido para o subsolo da Casa Rosada, onde está localizado o Museu do Bicentenário. Esse novo destino, no entanto, se tornou uma armadilha para o veículo: as manobras complexas para levá-lo até o local de exposição fizeram com que o carro não mais se movesse desde então.

Por isso, quando Milei quis usar o Cadillac em sua cerimônia de posse, em 10 de dezembro de 2023, a então diretora do Museu do Bicentenário, Andrea Rabollini, se opôs à saída do carro.

 "A VTV (Vistoria Técnica Veicular) está vencida", alegou como desculpa para impedir que Milei desfilasse com o veículo, historicamente associado à imagem de Juan Domingo Perón.

Assim, Milei fez seu primeiro percurso como chefe de Estado, do Congresso à Casa Rosada, a bordo de um Mercedes-Benz CLK Cabriolet, geração A 208 (1999–2003). O interesse presidencial em reativar o famoso Cadillac, contudo, persistiu.

O Cadillac presidencial em reparo.

Foto de: Motor1 Argentina

O Cadillac presidencial em reparo.

Na manhã de 26/3, o carro foi retirado do subsolo do Museu do Bicentenário com a ajuda de rampas especiais projetadas por Heriberto Pronello. O veículo foi brevemente exibido nos jardins atrás da Casa de Governo e, em seguida, levado para os ateliês de restauração do Museu do Automóvel de Buenos Aires, gerenciado pela família Spadafora. A equipe da Zschocke Motorsport, liderada por Luis e Kalil Zschocke, participou da complexa operação de retirada e contribuirá com a "revitalização" do veículo.

"Fazemos isso por amor à arte, não estamos sendo pagos", afirmou Kalil Zschocke ao ser questionado sobre o financiamento da restauração. Não é a primeira vez que as famílias Zschocke e Spadafora doam seu tempo e conhecimento para preservar o patrimônio automotivo argentino.

O Cadillac presidencial em reparo.

Foto de: Motor1 Argentina

O Cadillac presidencial em reparo.

O Cadillac conversível inicia uma nova fase em sua história errática. O objetivo do governo é deixá-lo em condições para ser utilizado novamente em eventos oficiais (a exemplo do Rolls-Royce Silver Wraith 1953 do governo brasileiro). Essa história continuará.

Colaborou: Orly Cristófalo

Assista o canal do Motor1.com no Youtube


O Honda HR-V Touring 2025 é o seu próximo SUV? A Honda nos convidou para te contar sobre as condições especiais para você levar o Novo Honda HR-V 2025 turbo. Você pode conseguir um bônus de até R$ 15.000, seu usado bem avaliado na troca e as melhores taxas pelo banco Honda. Aproveite para ver mais sobre o Honda HR-V, o carro que levou o prêmio de melhor revenda, na rede de concessionárias com o melhor pós-venda de 2024. #Publieditorial

+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui

Leia o artigo completo