A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda elevou sua projeção para o crescimento econômico do Brasil em 2024 a 3,3%, ante estimativa anterior de 3,2%, mantendo a expectativa para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) de 2025 em 2,5%, mostrou boletim divulgado nesta segunda-feira.
O documento também apontou uma deterioração na visão do governo para a inflação, com a projeção para o IPCA indo a 4,40% em 2024, ante previsão de 4,25% feita em setembro, enquanto o índice para 2025 foi ajustado de 3,4% para 3,6%. As estimativas para os dois anos estão bem acima do centro da meta do Banco Central de 3%, com a projeção para este ano se aproximando do teto da meta de 4,5%.
Em relação à atividade, a secretaria informou que a melhora na projeção para o crescimento se deu pelo aumento na projeção de crescimento do terceiro trimestre, que subiu de 0,6% para 0,7%, elevando o carregamento estatístico para o crescimento do ano.
Continua depois da publicidade
No lado dos preços, o órgão apontou para a “aceleração significativa” nos preços de carnes, de leite e derivados e do café e para o aumento nas tarifas de energia elétrica, que levaram o IPCA a acumular alta de 4,76% nos 12 meses até outubro, mas disse que os preços devem voltar a desacelerar até o fim do ano.
As projeções da SPE balizam a programação de receitas e despesas orçamentárias do governo.
Inscreva-se no minicurso de Day Trade gratuito que ensina a operar menos de 30 minutos por dia