Golpe da fumaça: motoristas são enganados no posto com falsos defeitos

há 1 mês 3

Golpes em postos de combustíveis não são novidade. Simulando problemas em carros durante o abastecimento em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, frentistas foram denunciados cobrando pela venda de produtos não solicitados aos clientes. Os alvos preferidos dos golpistas eram idosos, mulheres e pessoas com carros novos. Um cliente foi cobrado em R$ 629 por uma suposta limpeza de bicos de combustíveis, após pedir para abastecer com R$ 100 de gasolina.

Em São Paulo, foram descobertas fraudes envolvendo o uso de tecnologias para enganar os consumidores, como bombas com controle remoto que alteravam a quantidade de combustível fornecida.

Como se proteger

Segundo o Procon-SP, para evitar ser vítima deste tipo de golpes, é importante que o consumidor adote algumas medidas de precaução, como verificar a reputação do posto, acompanhar o abastecimento junto ao frentista e exigir nota fiscal pelos serviços realizados.

O Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Simpospetro-RJ), ao ser questionado sobre a prática, informou que repudia qualquer tipo de conduta irregular por parte de seus associados e ressaltou a importância de que os consumidores denunciem qualquer tipo de irregularidade. O sindicato também destacou a "necessidade de que os postos de combustíveis invistam em treinamento e capacitação de seus funcionários, a fim de evitar que casos como esse se repitam".

Segundo a entidade, "é uma prática criminosa que prejudica os consumidores e a imagem do setor. É fundamental que os consumidores estejam atentos e denunciem qualquer tipo de irregularidade, além de exigir mais fiscalização por parte dos órgãos competentes".

Leia o artigo completo