GloboNews terá série de reportagens com pessoas que foram curadas do vírus HIV

há 1 mês 1

Aracaju

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado no próximo domingo (1), a GloboNews, canal de notícias da Globo, vai estrear uma série de reportagens especiais na próxima segunda-feira (2) e que vão durar toda a semana.

Na série Além do Diagnóstico, que vai ao ar entre os dias 2 e 6 de dezembro nos telejornais Em Ponto, exibido na faixa da manhã, e J10, comandado por Aline Midlej em horário nobre, a equipe conversa com exclusividade com Paul Edmonds e Marc Franke.

Eles são dois dos sete pacientes em todo o mundo que se curaram do HIV. É a primeira entrevista deles para uma TV brasileira. Todos esses pacientes necessitaram de um transplante de medula óssea devido a um câncer.

Os casos envolvem a doação de células tronco resistentes ao vírus. Dos sete pacientes, quatro revelaram suas identidades. Um deles morreu em 2020 por complicações de câncer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, quase 40 milhões de pessoas no planeta convivem com o vírus.

Nem todos os casos evoluem para a doença. Mesmo assim, o número de mortes por causas relacionadas à AIDS ainda é assustador: uma por minuto.

Em quatro episódios, o repórter Lucas Machado e equipe ouvem os maiores estudiosos do HIV no país e histórias de quem vive com o vírus e enfrenta a discriminação. Além do Em Ponto e J10, o GloboNews Especial vai trazer os destaques das quatro reportagens no domingo (9).

Leia o artigo completo