Gleisi critica editorial da Folha e diz que jornal aposta contra o país

há 5 dias 3

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), criticou o editorial da Folha deste domingo (22), que abordou os efeitos da política fiscal do governo Luiz Inácio Lula da Siva (PT) sobre juros, câmbio e inflação.

Em seu perfil na rede social X (antigo Twitter), Gleisi classificou o editorial como delirante e disse que a opinião do jornal é uma aposta contra o país.

"O delirante editorial da @folha hoje, falando até em risco de hiperinflação, é uma aposta descarada contra o país. Nenhum governo do presidente Lula, inclusive este, praticou 'expansão ilimitada do estado', como acusa o jornal irresponsavelmente. Estamos saindo de um déficit de 2,1% do PIB em 2023 para algo em torno de 0,25% este ano, um esforço fiscal sem precedentes, e a Folha acha pouco", escreveu a presidente do PT.

Na mesma publicação, a deputada diz que "o país voltou a crescer, com mais renda e salários, gerando empregos como nunca, apesar dos fabricantes de crise e seus porta-vozes na mídia".

O editorial da Folha afirma que o tumulto financeiro dos últimos dias é parte da fatura da irresponsabilidade orçamentária do governo e que Lula vem praticando o ideário de que o progresso decorre da expansão ilimitada do Estado, a teoria do almoço grátis, que levará o país a um fiasco.

Em seu perfil na rede social, a presidente do PT sugere que o jornal defende a desigualdade no país.

"Não existe mesmo almoço grátis, mas sempre existiu uma disputa pelos recursos do estado: entre milhões de famílias que o governo Lula está resgatando da pobreza e os pouquíssimos que fazem banquetes à custa dos juros da dívida e da indecente concentração da riqueza no país. O editorial mostra de que lado a Folha está", afirma Gleisi no ex-Twitter.

Leia o artigo completo