O futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que assume o comando do BC a partir de 1º de janeiro de 2025, disse que o presidente Lula sabe dos problemas fiscais do país e que não há bala de prata.
O que aconteceu
Galípolo disse que o tema das dificuldades fiscais e problemas das contas públicas estão sendo tratados há algum tempo na literatura. "Todos vocês sabem, mercado, academia, sabe que é muito difícil apresentar qualquer projeto, programa fiscal que vá ser uma bala de prata, que vá dar conta de endereçar todos esses problemas que existem no curto prazo, no curtíssimo prazo."
Futuro presidente do BC diz que sente "isso nas conversas que tenho com presidente Lula e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, um reconhecimento do diagnóstico de que existem problemas fiscais a serem endereçados no país". Depois, que nenhum programa vai ser uma bala de prata. Esses programas devem ser demonstração do reconhecimento do problema e passos na direção correta. "Passos sempre vão apresentar necessidade de debate com a sociedade e com o Congresso".