GAC no Brasil: o que nova marca chinesa trará com investimento bilionário

há 2 semanas 3

Essas e outras informações foram passadas na última quinta-feira (5) à reportagem do UOL Carros e outros jornalistas por Wei Haigang, o presidente da GAC Internacional, durante cerimônia de assinatura de termos de cooperação técnica da companhia com as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Santa Maria (UFSM) e Estadual de Campinas (Unicamp).

Nessa colaboração, a GAC informa que irá desembolsar R$ 120 milhões para o desenvolvimento de motores híbridos flex que irão equipar veículos da marca comercializados aqui.

Diferentemente de rivais como BYD e GWM, que decidiram vender no Brasil exclusivamente veículos híbridos e 100% elétricos, a GAC afirma que irá oferecer, além dessas tecnologias, automóveis convencionais, equipados com motores a combustão interna e abastecimento tanto com gasolina quanto com etanol, em qualquer proporção - o nosso sistema flex.

Fábrica e concessionárias

Questionado sobre a localização da(s) fábrica(s) da GAC em solo brasileiro, Haigang afirma que será definida ao longo dos próximos meses.

O executivo acrescenta que a prioridade é encontrar instalações já prontas ou com ao menos parte da infraestrutura instalada, a fim de acelerar todo o processo.

Continua após a publicidade

Ainda no campo das especulações, vale destacar que recentemente a Toyota, que tem veículos produzidos pela GAC na China, juntamente com modelos da Honda, desativou sua linha de produção em Indaiatuba (SP), onde montava o sedã Corolla - cuja fabricação foi transferida para Sorocaba (SP). Outra fábrica desativada no interior de São Paulo pertence à Caoa Chery e está em Jacareí.

Em relação à rede de concessionárias, Wei Haigang informa que a primeira acabou de ser inaugurada na capital paulista e as operações devem começar no ano que vem com aproximadamente 30 unidades, distribuídas nas principais capitais e centros urbanos do Brasil - o montante deverá ser expandido a aproximadamente 50 pontos de vendas e assistência técnica até o fim de 2025.

Em relação aos primeiros carros que a montadora vai disponibilizar aqui, Haigang menciona três modelos elétricos que já estão em fase de homologação - e, muito provavelmente, estarão na primeira leva de veículos lançados aqui. São uma minivan, um utilitário esportivo mais premium e um sedã médio.

São os seguintes:

Aion Y Plus

Imagem
Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

O monovolume com jeito de SUV já foi flagrado em um caminhão plataforma na cidade de São Paulo, indicando que, provavelmente, está nos planos para o mercado brasileiro.

Medindo 4,53 m de comprimento e 2,75 m de distância entre-eixos, traz motor elétrico com 204 cv de potência e capacidade de rodar, dependendo da versão, até cerca de 600 km com uma carga completa, no ciclo chinês - mais generoso do que a medição do nosso Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Aion S

Imagem
Imagem: Divulgação

O sedã compacto também é totalmente elétrico e seu porte é um maior do que o Corolla, com 4,77 m de comprimento e os mesmos 2,75 m de entre-eixos do que o Aion Y Plus.

Tem porta-malas com capacidade de 453 litros, enquanto a potência é de 136 cv. Quanto ao alcance, o Aion S tem configurações com 420 km, 460 km e 480 km de autonomia com as baterias totalmente carregadas.

Continua após a publicidade

Hyptec HT

Imagem
Imagem: Divulgação

O utilitário esportivo premium tem inspiração no Tesla Model X - como o SUV elétrico californiano, o Hyptec GT tem portas traseiras que se abrem para cima, formando um visual que lembra a letra "T".

Igualmente movido apenas a baterias, traz propulsor elétrico com 340 cv e 43,8 kgfm de torque e autonomia de até 600 km no ciclo chinês.

Quanto ao tamanho, o Hyptec GT mede 4,93 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,70 m de altura e 2,93 m de distância entre-eixos. A capacidade do porta-malas e de 725 litros.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Leia o artigo completo