GAC iniciará operação no Brasil com 7 lançamentos em 2025 e aposta em flex

há 3 semanas 2

A GAC Motors promoveu o primeiro evento oficial no Brasil nesta quinta-feira (5) e confirmou que iniciará as operações no mercado brasileiro no 1º semestre de 2025. A meta é lançar 7 modelos ao longo do ano e decidir onde será instalada a sua fábrica.

Motor1.com conversou com Alex Zhou, CEO da GAC Brasil, e Wayne Wei, Presidente da GAC International. Ambos destacaram o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do setor automotivo no país. "Nosso objetivo é construir uma relação de respeito e confiança com os consumidores brasileiros, oferecendo produtos e serviços que superem suas expectativas", disse Zhou.

GAC GS8

Foto de: GAC

GAC GS8

Em termos práticos, significa que a GAC chega com os pés no chão e com uma estratégia sólida. Para isso, estabeleceu acordos de cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Estadual de Campinas, todos assinados nesta data. "Este é nosso compromisso com a inovação e a responsabilidade social e ambiental no Brasil, particularmente no desenvolvimento de novas tecnologias flex e híbridas", afirmou Alex Zhou. Ao todo, serão investidos R$ 120 milhões em pesquisa e desenvolvimento com as 3 universidades. 

GAC Emkoo

Foto de: GAC

GAC Emkoo

"Juntos, desenvolveremos novas tecnologias automotivas que podem ser aplicadas em escala industrial, impulsionando a competitividade global do mercado brasileiro no setor automotivo, enquanto promovemos a responsabilidade social e ambiental. Também pretendemos apoiar o desenvolvimento nacional investindo em capacitação técnica e desenvolvimento profissional para trabalhadores nos setores de mobilidade e logística".

O plano da GAC Motors prevê o lançamento de 5 modelos no primeiro semestre de 2025 no mercado brasileiro. Na sequência, mais 2 lançamentos, completando o total de 7 modelos até o fim do segundo semestre. De acordo com Zhou, 3 já estão homologados no país.

Nenhum modelo foi confirmado oficialmente. Ambos os executivos se limitaram a dizer que as primeiras unidades chegarão importadas. Também não deram detalhes sobre motorização, dizendo apenas que "os motores serão adaptados ao combustível brasileiro.

Mesmo sem revelar, alguns modelos já foram flagrados em testes no Brasil. Entre os "candidatos" para o mercado brasileiro estão os SUVs GS8, GS3 Emzoom, Emkoo, o monovolume Aion Y Plus e o sedã Empow equipado com motor 1.5 turbo.

Os executivos da GAC destacaram, por diversas vezes, o interesse em transferir tecnologia para o Brasil. "Gostaríamos de transferir as tecnologias de vanguarda já existentes na China para o Brasil", disse Zhou ao se referir os modelos eletrificados HEV, PHEV e BEV (elétrico a bateria).

Também foram bem claros no entendimento de que é necessário ter a tecnologia flex no Brasil para conseguir se vender em volume. "No momento, com a base do motor que temos agora, nosso motor pode se adaptar ao combustível brasileiro. Esse é o primeiro passo, que são motores a gasolina para se tornarem flex. No futuro, vamos considerar, com o crescimento do nosso negócio, construir e produzir no Brasil", afirmou Zhou. 

GAC GS8

GAC GS8

Sobre a localização da fábrica, não há uma definição neste momento. "Estamos em contato com vários parceiros e governos locais. Neste momento, ainda estamos estudando a localização. E sobre como será o layout da fábrica. Estimamos que em abril já poderemos anunciar a instalação da nossa fábrica", concluiu o executivo.

Leia o artigo completo