O governo federal decidiu enviar uma missão humanitária para combater, em coordenação com as autoridades bolivianas, os incêndios florestais na fronteira entre os dois países. Os incêndios ao longo da faixa de fronteira ameaçam atingir também o Pantanal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto nesta segunda-feira (9) designando militares para integrar a Força Nacional na região até 17 de setembro.
A missão será integrada por 37 bombeiros militares da Força Nacional e por 25 efetivos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
A missão humanitária brasileira está sendo coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação, e chefiada por especialista em desastres do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
Além de contribuir para combater os incêndios, a missão terá caráter preventivo, para evitar que novos focos de incêndio atinjam o território brasileiro.
Dos 112 incêndios registrados nas últimas semanas na região do Pantanal, 18 estão ativos, 23 estão controlados pela força-tarefa liderada pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e 71 já foram extintos.