A Folha publica o primeiro capítulo de uma série de reportagens sobre a tentativa de reconstrução do Rio Grande do Sul.
O início das publicações ocorre cinco meses após o início das enchentes de proporções históricas que atingiram municípios gaúchos na passagem de abril para maio. Chuvas voltaram a causar transtornos no estado nos últimos dias.
O primeiro capítulo da série aborda o cenário para a agropecuária, atividade tradicional da economia local. A Folha visitou produtores rurais no Vale do Taquari, região castigada pelas fortes chuvas, e conversou com lideranças da área política e de setores atingidos.
Um dos desafios é a recuperação do solo, devastado pela tragédia ambiental, e há casos de famílias que resolveram mudar de atividade no campo. A ideia delas é fazer investimentos mais baixos para a retomada do trabalho, além de reduzir eventuais prejuízos em caso de novas catástrofes.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a primeira morte em decorrência das fortes chuvas foi reportada ao órgão à 0h12 do dia 30 de abril. Até 20 de agosto, o governo estadual confirmou 183 óbitos relacionados com a tragédia, além de 27 desaparecidos.
A série de reportagens sobre a tentativa de reconstrução gaúcha terá novos capítulos publicados no final dos próximos meses.