"Quando recebi o convite para estar aqui, fiquei pensando, ‘o que eu vou fazer num espaço literário?’ Eu nem sou escritora", disse Ana Paula Oliveira, algo constrangida, ao pegar o microfone na Flup, a Festa Literária das Periferias. "Mas a gente escreve histórias com as nossas ações, né?"
Cria da favela de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, Oliveira amarrou um nó na garganta da plateia ao contar como se tornar ativista lhe deu novo impulso de vida depois que seu filho, Johnatha, foi assassinado com um tiro disparado nas costas por um policial, há dez anos.
A cena é útil para entender a Flup, festival que acaba de receber, nos últimos sete dias, palestras de nomes centrais da produção de livros e teses acadêmicas, mas procurou tratar com igual importância experiências que brotavam de outros lugares sociais.
Foi possível ouvir argumentações incisivas de palestrantes que não fariam feio em nenhum festival internacional, como a nigeriana Oyeronke Oyewumi e a britânica Bernardine Evaristo, incluindo brasileiros como Sueli Carneiro, Conceição Evaristo, Leda Maria Martins, Kabengele Munanga e Luciany Aparecida.
O peso dos convidados —em sua grande maioria, convidadas— já evidencia como a Flup se tornou um evento de alcance nacional ao longo de suas 14 edições. O fato de ter acontecido no Circo Voador, casa tradicional em frente aos Arcos da Lapa, fez reverberar suas palavras pelo centro nervoso do Rio de Janeiro.
Com raízes na periferia, o festival não esteve fisicamente ali durante esta semana, ampliando seus megafones também para uma classe média do centro da cidade, mas o público nunca deixou de espelhar as mesas majoritariamente negras.
Diversos palestrantes compararam o evento a uma espécie de quilombo, lembrando a conceituação de Beatriz Nascimento, a historiadora homenageada desta edição —ou seja, um espaço de acolhimento, troca e fortalecimento da comunidade negra.
Afinal, como muito se lembrou, o ambiente internacional faz uma transição hostil contra pautas raciais e proteção de minorias —Donald Trump, reconduzido à presidência dos Estados Unidos, é o epítome de uma direita extremada que hoje cresce por todo o mundo.
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A Flup é um evento que abraça em vez de rechaçar a política, contrariando a noção de uma aldeia intelectual em que sábios se reúnem para filosofar divorciados do mundo.
A escala 6x1 estava na ordem do dia, e foram comuns protestos inflamados contra a alta taxa de jovens negros mortos de forma violenta no Brasil e a anistia, pelo Congresso, de todos os partidos que ignoraram as cotas para candidaturas negras.
As divergências aparecem tanto no contraste de métodos e experiências entre os palestrantes quanto na gama de manifestações culturais convocadas para dentro do mesmo espaço de debate —não só saraus de slam e poesia, mas apresentações musicais, rodas de samba e bailes funk que encerraram todas as noites.
Tudo regido com coerência: difícil não ver a ciranda que a pernambucana Lia de Itamaracá embalou ao final da segunda-feira como um complemento, harmonioso e performativo, das ideias de coletividade negra apresentadas antes no mesmo palco.
E nisso há um reforço eficiente de público. A plateia animada atraída em plena terça-feira para o show da popstar paraense Dona Onete, se chegasse um pouquinho mais cedo, veria uma conversa rica entre a escritora cubana Teresa Cárdenas e a mineira Cidinha da Silva.
Toda a programação, afinal, foi aberta e gratuita, muito por causa do patrocínio de empresas de grande porte como Shell, Vale e CCR, além de instituições como a Ford e a Open Society Foundation.
É um festival aberto ao imprevisto e ao improviso. E se isso pode provocar tropeços como a mesa de abertura internacional, a que nenhuma das convidadas pôde comparecer por motivos pessoais e logísticos —nem mesmo a mediadora e curadora do evento—, também gera boas surpresas.
Quando um mestre de cerimônias, Chico Regueira, foi chamado para entrevistar a plateia, trouxe ao palco uma mulher mais velha, Marlyê, que contou ser cantora de carreira discreta e emocionou o público ao soltar um vozeirão a cappella. Terminou longamente ovacionada.
Na Flup, muito se falou em afrocentrismo, no estímulo a pessoas negras se entenderem e se narrarem partindo de termos e concepções próprias das culturas africanas e diaspóricas.
É uma discussão alinhada a um festival literário, já que, ao fim e ao cabo, pensa sobre como contar uma história —seja pelos livros, pelas salas de aula ou pela própria vida, como faz Ana Paula Oliveira, todos os dias.