O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (4) que a estratégia de ajuste fiscal teve como foco os contribuintes que não pagavam impostos no Brasil, o que contribuiu com o desenvolvimento da econômia. "Por dez anos, uma série de grupos econômicos se apropriaram do ajuste fiscal", declarou em entrevista ao Em Ponto, da GloboNews.
O que aconteceu
Haddad destacou o ajuste fiscal focado noa "campeões nacionais". O ministro conta que o tema foi alvo de divergências no governo. "Nós não adotamos nenhuma visão nem a outra. A nossa visão foi de que o ajuste fiscal era importante, mas tinha que ser, pela primeira vez na história do Brasil, feito em cima de quem deixou de pagar impostos", explicou.
Foram quase 2% do PIB a menos de arrecadação em virtude desses campeões nacionais que se apropriaram do orçamento. Ninguém sabia que eles eram beneficiados. O que nós fizemos? Abrimos a caixa preta, todo mundo ficou sabendo quais grupos econômicos se apropriaram do Orçamento e nós passamos a combater os chamados jabutis.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda