Filmes e documentários sobre Fórmula 1 para ver depois de 'Senna'

há 1 mês 4

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo:

Maratonar

Um guia com dicas de filmes e séries para assistir no streaming

Trinta anos após a morte de Ayrton Senna, o tricampeão mundial de Fórmula 1 é tema de uma nova minissérie da Netflix, com seis episódios, que estreia nesta sexta (29). Leia aqui a crítica da Folha sobre o seriado.

O esporte, hoje em sua 75ª temporada, já foi tema de inúmeros filmes e documentários, centrados nas rivalidades e nas personalidades dos pilotos e engenheiros atraídos pela adrenalina das altas velocidades.

Abaixo, uma seleção de filmes e documentários sobre a F1 e sua história.

"Ferrari" (2023)

Prime Video, 131 min.

Adam Driver, coberto de maquiagem e revisitando os sotaques italianos de "Casa Gucci", veste os ternos de Enzo Ferrari neste projeto de três décadas do diretor Michael Mann. O filme acompanha o fundador da Scuderia em 1957, quando enfrentava uma crise pessoal —após a morte de seu filho, Dino— e profissional, com a empresa afundada em dívidas e seus carros decepcionando nas pistas.

"Ford vs. Ferrari" (2019)

"Ford v Ferrari". Prime Video e Disney+, 153 min.

Ambientado alguns anos após "Ferrari", o filme de James Mangold retrata a rivalidade entre as duas montadoras após Enzo Ferrari (Remo Girone) passar a perna em Henry Ford II (Tracy Letts) e fazer um acordo com a Fiat. Buscando alguma forma de vingança, Ford investe em um carro que possa derrotar a Scuderia na tradicional corrida de 24 horas de Le Mans, sob o comando do engenheiro Carroll Shelby (Matt Damon) e o piloto cabeça quente Ken Miles (Christian Bale).

"Fórmula 1: Dirigir para Viver" (2019 -)

"Formula One: Drive to Survive". Netflix, seis temporadas, 60 episódios.

Série que acompanha os bastidores da Fórmula 1 ao longo de toda a temporada, com acesso amplo aos pilotos e engenheiros e todos os dramas e intrigas de um mundo rico, mas restrito. Tem sido creditada como responsável pelo aumento da audiência do esporte nos Estados Unidos e pelo mundo e gerou uma leva de séries semelhantes em diferentes ligas, com menos sucesso. Além de "Dirigir para Viver", a Netflix também lançou recentemente "Nascar: Full Speed", sobre corridas de stock car.

"Senna" (2010)

Globoplay, Netflix, Prime Video, 106 min.

Usando imagens de arquivo de transmissões televisivas e do acervo da família Senna, o diretor Asif Kapadia costura uma retrospectiva da vida pessoal e da carreira automobilística de Ayrton Senna, em especial de sua rivalidade com Alain Prost. Ganhador de dois Baftas.

"Brawn: Uma História Incrível da Fórmula 1" (2023)

"Brawn: The Impossible Formula 1 Story". Disney+, quatro episódios.

Keanu Reeves apresenta esta minissérie documental sobre a equipe Brawn GP, que em 2009 conquistou o mundial de pilotos, com Jenson Button, e o de construtores em sua primeira e única temporada. Conta com depoimentos de Ross Brawn, o fundador da equipe, de Button, e de Rubens Barrichello. Ganhador do Emmy Internacional de melhor documentário esportivo, na última segunda (25).

O QUE ESTÁ CHEGANDO

As novidades nas principais plataformas de streaming

"O Dia do Chacal"

"The Day of the Jackal". Disney+, seis episódios.

Eddie Redmayne é o Chacal, um assassino profissional contratado para eliminar um político alemão. Com isso, ele vira alvo de Bianca (Lashana Lynch), uma agente impulsiva e obstinada do MI6. Adaptação do livro de mesmo nome de Frederic Forsyth, que já virou filme em 1973.

"O Professor"

"English Teacher". Disney+, oito episódios.

Um professor de inglês, Evan Marquez (o comediante Brian Jordan Alvarez), e seus colegas lutam para educar seus alunos adolescentes num colégio público no subúrbio de Austin, em meio às batalhas culturais, os pais-helicóptero e a onipresença de celulares.

"Sweethearts"

Max, 98 min.

Comédia universitária com Kiernan Shipka (para mim, a eterna Sally Draper de "Mad Men") e Nico Hiraga ("Fora de Série") como melhores amigos que decidem terminar seus respectivos namoros com seus amores colegiais no feriado de Ação de Graças.

"Beatles '64"

Disney+. Estreia nesta sexta (29), 108 min.

Mais um documentário sobre aquela banda de Liverpool. Este, com produção de Martin Scorsese, se debruça sobre a primeira visita dos Beatles aos Estados Unidos e o Ed Sullivan Show.

"James Acaster: Hecklers Welcome"

Max. Estreia neste sábado (30), 81 min.

Pavio curto em versão humana, o comediante inglês tenta não sair do sério em seu novo especial de stand-up.

"Star Wars: Skeleton Crew"

Disney+. Estreia na segunda (2), com dois episódios. Os demais estreiam às terças.

Mais uma série do universo expandido de Star Wars, esta estrelada por Jude Law. Após uma descoberta misteriosa, quatro crianças se aventuram pela galáxia encontrando amigos e inimigos pelo caminho. Com Kerry Condon ("Os Banshees de Inisherin").

VEJA ANTES QUE SEJA TARDE

Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming

"The Prince of Tennis - Match! Tennis Juniors" (2019)

"Wang Qiu Shao Nian". Disponível na Netflix até terça (3.dez), 40 episódios.

Adaptação chinesa live action do famoso mangá de mesmo nome, conta a história de Lu Xia, um talentoso tenista adolescente e os desafios que enfrenta dentro e fora das quadras.

Leia o artigo completo