Aracaju
Ex-presidente da Globo entre 2017 e 2022, o executivo Jorge Nóbrega está deixando a empresa após 29 anos. Seu mandato no conselho de administração da empresa termina nesta semana e não será renovado, segundo comunicado interno assinado por João Roberto Marinho.
Na nota, obtida pela coluna, João Roberto diz que Jorge Nóbrega vai se dedicar à literatura e a iniciativas voltadas a promover a inovação tecnológica, algo que ele já investia. Nóbrega é autor da premiada coleção de livros infantis "Pedro Fugiu de Casa", por exemplo.
No conselho de administração do Grupo Globo, Jorge Nóbrega estava à frente do CODAR (Comitê de Compliance, Proteção de Dados Pessoais, Auditoria e Risco). Suas funções agora serão de Antonio Claudio Ferreira Netto, diretor jurídico corporativo do Grupo Globo.
Jorge Nóbrega trabalhava na Globo desde 1996. Começou no processo de governança corporativa. Em 1998, se tornou diretor de coordenação estratégica e criou o projeto que deu origem ao planejamento financeiro integrado da empresa.
Ocupou a direção de gestão corporativa em 2007 e tornou-se vice-presidente executivo em 2012. Em 2017, Jorge assumiu a presidência do Grupo Globo. Ele foi o primeiro membro fora da família Marinho a alcançar a função.
Foi Nóbrega quem criou o projeto Uma Só Globo, que uniu todas as empresas de comunicação do conglomerado da família Marinho em uma só, após um estudo feito por uma consultoria contratada.
Seu mandato ficou marcado por um forte investimento em plataformas digitais, mas também por diversas demissões de grandes nomes da empresa. No entretenimento, atores e atrizes com longa carreira tiveram seus contratos fixos encerrados.
Além disso, no jornalismo e no esporte, nomes importantes foram dispensados e direitos de transmissão deixaram de fazer parte do portfólio da empresa. A ideia era diminuir custos e aumentar a eficiência.
"Por tudo isso, por tantas outras contribuições, pelos anos de parceria e de amizade, eu e a minha família agradecemos muito ao Jorge Nóbrega", finalizada João Roberto Marinho no comunicado.