Ex-ministro critica baixo investimento em ciência e tecnologia: 'Quem paga R$700 milhões da dívida não é um país pobre'

há 4 meses 26

O ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende disse que é necessário "criatividade" para que o país encontre recursos para a área, durante conferência realizada nesta terça-feira (30). O evento contou com a presença do presidente Lula (PT).

"Não podemos ficar nesse 1,3%. Quem paga R$700 milhões de reais da dívida não é um país pobre. Deveria usar melhor seus recursos", disse o ministro, que é secretário-geral do evento. A fala foi aplaudida por Lula.

Brasília Hoje

Receba no seu email o que de mais importante acontece na capital federal

O encontro foi a 5ª edição da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que discutiu o futuro da inteligência artificial e as recomendações de novas políticas ligadas à tecnologia.

"Com um pouco de criatividade é possível encontrar [recursos], porque o país nunca passou de 1,3% do PIB nessa área", afirmou Rezende. Como exemplos, ele citou os investimentos feitos por países como a Coreia do Sul, que chega a 5%.

A conferência aconteceu na manhã desta terça no Espaço Brasil 21, em Brasília, com a presença da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, além da presidente da Petrobras, Magda Chambriard e outros nomes da área.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo completo