A Hyundai promove importantes mudanças no comando de sua diretoria e anuncia o nome de José Muñoz para chefiar globalmente a empresa no lugar de Jaehoon Chang. A ascensão de Muñoz como novo CEO será oficializada a partir de 1º de janeiro de 2025 e, após isso, Chang será promovido a vice-presidente da divisão automotiva do Hyundai Motor Group.
Muñoz é nascido na Espanha e atua no ramo empresarial há décadas. Entrou para os quadros da Hyundai em 2019 e desde então ajudou a aumentar o portfólio com produtos como o Ioniq 5, além de ter trabalhado na ampliação da presença da marca em toda a América do Norte. Sob sua liderança, a empresa investiu US$ 12,6 bilhões em uma grande fábrica e duas novas joint ventures de baterias na Geórgia, nos Estados Unidos.
Foto de: Divulgação
José Muñoz - Novo CEO da Hyundai
Até o final do ano, Muñoz seguirá como CEO da Hyundai e Genesis Motor North America e encerrará seu mandato com a estreia do SUV elétrico Ioniq 9 no Salão de Los Angeles. Assim como o menor Ioniq 5, o Ioniq 9 foi desenvolvido por Muñoz como parte de seu plano para expandir consideravelmente o portfólio elétrico da montadora.
"José é um líder comprovado com vasta experiência global e é idealmente adequado para liderar a Hyundai à medida que a competitividade e a incerteza dos negócios aumentam. Conforme descrito recentemente em nosso CEO Investor Day, temos uma visão clara do Hyundai Way para criar um futuro centrado em mobilidade e energia. Junto com José e o resto de nossa equipe de liderança, o futuro é muito brilhante para a Hyundai", disse Jaehoon Chang.
Antes de ir para a Hyundai, Muñoz atuou na Nissan por mais de 15 anos. Por lá, foi Chief Performance Officer e posteriormente Chairman da Nissan China e North America.