Os Estados Unidos vão doar um milhão de doses da vacina contra a Mpox aos países africanos afetados pela epidemia, anunciou o presidente americano, Joe Biden, nesta terça-feira (24).
"Devemos agir rapidamente para combater a epidemia de Mpox na África. Estamos dispostos a comprometer US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões) para ajudar os países africanos a enfrentar esta epidemia, e doaremos um milhão de doses de vacina contra a Mpox", declarou na Assembleia Geral da ONU.
O presidente apelou aos países aliados dos EUA para seguirem o seu exemplo.
A Mpox é uma doença viral transmitida de animais para humanos, mas também entre pessoas por meio de contato físico prolongado. Causa febre, dores musculares e lesões na pele e, às vezes, pode ser fatal.
O ressurgimento da Mpox no continente e o surgimento de uma nova variante levaram a OMS (Organização Mundial da Saúde) a ativar o nível de alerta global mais elevado em meados de agosto.
A primeira campanha de vacinação contra a doença começou na semana passada em Ruanda, segundo a agência de saúde da União Africana.
Segundo a OMS, entre janeiro e 8 de setembro, foram notificados um total de 25.093 casos suspeitos de Mpox e 723 mortes em todo o continente.
A República Democrática do Congo (RDC), epicentro da epidemia, indicou que iniciará a sua campanha de vacinação no dia 2 de outubro.