Depois de 51 anos, chega ao fim a história do Golf GTI com câmbio manual. A confirmação veio da própria Volkswagen durante essa semana para nossos colegas do Motor1.com. Esperava-se que a marca alemã fizesse uma cerimônia ou memorial para se despedir de um dos seus modelos mais icônicos, mas ao invés disso, o hatch deixou às linhas de produção como uma unidade comum.
A última unidade do Golf em versão esportiva e câmbio manual no mundo foi configurada na série especial GTI 380 e cor preta. A opção chegou ao mercado dos EUA em 2023. Não foi um pedido especial, como costuma acontecer com carros importantes como esse, tendo sido tratado como apenas mais uma unidade comum do hatchback.
O modelo foi fabricado e transferido para o estoque de uma concessionária no condado de Missoula, no estado de Montana (EUA). E foi lá que seu sortudo comprador, James Orr, o escolheu e documentou a experiência de compra no TikTok, permitindo que possamos dar uma olhadinha de perto no carro.
Orr, um entusiasta da VW, viajou aproximadamente 4,600 milhas (cerca de 7,400km) de sua casa até o local em que o Golf estava sendo vendido para poder comprá-lo. Não querendo cansá-lo no caminho para casa, o tiktoker o rebocou em um SUV Atlas inspirado no Polo Harlequin, conhecido por seu design multicolorido.

Foto de: James Orr
O VW Atlas com pintura Harlequin de James Orr
O GTI 380 visto aqui é o último de uma edição especial lançada em 2023 para dizer adeus à caixa de câmbio manual. Ele apresenta bancos pretos, capas dos espelhos retrovisores pretas e teto preto, além de inserções nos bancos com padrão xadrez, uma característica de design do hot hatch alemão. Sob o capô, está o motor EA888 turbo de quatro cilindros 2.0. Ele entrega 244 cv de potência e 37,7 kgfm de torque associado a um câmbio manual de 6 velocidades.
Com a eletrificação e as novas metas de emissão cada mais restritivas, não deveremos ver um esportivo com câmbio manual da Volkswagen tão cedo. O que é uma pena. Ainda sim, o bólido deve ter vida longa dentro da marca, já que sua produção será transferida para Puebla, no México em 2027 e há rumores de que uma nova geração, totalmente elétrica e feita em parceria com a Rivian, deve coexistir com o modelo a combustão pelo menos até o meio da próxima década. Teremos que esperar para ver.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
A Lexus lança o NX 450h+ 2025 no Brasil. Mais potente e com mais autonomia elétrica, o SUV Híbrido Plug-in se enquadra na filosofia de "luxo silencioso", entregando muita qualidade e refinamento sem apelar para ostentação. Será que é o suficiente para encarar os rivais alemães? Confira no vídeo do nosso primeiro contato.