Não é incomum que a mente libere uma torrente de sentimentos difíceis durante a noite: tristeza e pensamentos negativos podem surgir nesse período e dificultar o sono.
Em algumas redes sociais, as pessoas costumam se referir a isso como uma "depressão noturna". Mas sentir-se deprimido após o anoitecer não significa, necessariamente, que haja algum problema de saúde mental, segundo especialistas, e entender por que isso acontece pode ajudar.
O que é depressão noturna?
Depressão noturna é um termo coloquial para sintomas depressivos que aparecem ou pioram tarde da noite. Não é um diagnóstico em si.
Embora a ansiedade também possa aumentar à noite e tenda a fazer as pessoas se sentirem agitadas, tensas e inquietas, a depressão noturna é melhor caracterizada como um mau humor.
"É uma sensação de tristeza", diz Theresa Miskimen Rivera, professora clínica de psiquiatria na Universidade Rutgers e presidente da Associação Psiquiátrica Americana. "É aquele sentimento de: Não há alegria. Minha vida é tão sem graça."
A depressão noturna também pode ser desconfortável —"não apenas na mente, mas no corpo", acrescenta Rivera, especialmente se esses sentimentos interferirem no sono suficiente.
Por que a noite afetaria seu humor?
Há muitos fatores que podem prejudicar o sono durante a noite, incluindo insônia, solidão, álcool ou drogas. Mas os ritmos circadianos, ou relógio biológico, também desempenham um papel importante.
O relógio biológico é o que ajuda a controlar o sentimento de alerta pela manhã, com fome na hora das refeições e sonolentos à noite. Ele também ajuda a regular processos importantes como temperatura corporal, níveis hormonais e o sistema imunológico. Já os ritmos circadianos controlam o início da sua "noite biológica", dizendo à sua glândula pineal para produzir melatonina, um hormônio que ajuda a induzir o sono.
E se o relógio biológico não estiver alinhado com o ciclo de sono-vigília, isso pode ter efeitos negativos no humor.
Estudos com trabalhadores noturnos, por exemplo, descobriram que trabalhar fora do horário comercial está associado a um risco maior de depressão e ansiedade, entre outros problemas de saúde.
Embora a depressão noturna possa ser um sintoma de depressão clínica, pesquisas sugerem que a maioria das pessoas, incluindo aquelas sem transtornos de humor, se sentirá pior por ficar acordada até tarde ou acordar muito cedo.
Um estudo com 21 adultos saudáveis mediu emoções positivas e negativas em intervalos de quatro horas e descobriu que os sentimentos negativos atingiam o pico no meio da noite, por volta das 3 da manhã.
Outro pequeno estudo usou um tipo diferente de medição chamado escala visual de humor para avaliar como os participantes se sentiam a cada hora e mostrou uma conexão entre ritmos circadianos e sintomas de um humor do tipo depressivo. No estudo, o mau humor aumentou durante a noite e atingiu o pico por volta das 8h.
Esses sentimentos podem atingir o ápice mais cedo em pessoas que costumam acordar cedo.
O que fazer para se sentir melhor durante a noite?
Para evitar os sintomas de depressão à noite, comece com os princípios básicos de uma boa higiene do sono.
Professora associada da Universidade de Southampton, Sarah L. Chellappa estudou a relação entre ritmos circadianos e humor e recomenda estabelecer horários consistentes de sono e vigília, evitar cochilos durante o dia e guardar dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir. Manter o quarto em uma temperatura confortável e fresca também é importante.
Outra medida que pode ajudar é pensar no que pode estar causando o desconforto, se é uma razão física como alto consumo de café, ingestão de álcool ou alimentação pesada antes do sono —ações que podem atrapalhar uma boa noite de sono e desencadear levar a sintomas depressivos.
Há algo pesando na mente?
A professora Theresa Rivera aconselha manter uma caneta e papel ao lado da cama para anotar quaisquer pensamentos e, em seguida, dar uma olhada nova durante o dia. Isso permite que as preocupações sejam resolvidas mais tarde porque, geralmente, há muito pouco a ser feito sobre elas às 2 da manhã.
É importante evitar fazer julgamentos ou tomar decisões neste período noturno e, em vez disso, concentrar-se em coisas menos sérias, aconselha Alfred J. Lewy, professor emérito de psiquiatria na Universidade de Saúde e Ciência de Oregon e especialista em melatonina e ritmos circadianos.
"Quando você acorda de manhã, seu humor deve melhorar e você deve ter uma visão menos pessimista sobre o que o deixou tão perturbado algumas horas antes", explica.
Se o mau humor não melhorar durante o dia e persistir continuamente por semanas, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde, explicam os especialistas.
E se os sentimentos noturnos incluírem medo, paranoia, irritabilidade, impulsividade ou pensamentos suicidas, o ideal é procurar serviços de atendimento como o CVV (Centro de Valorização a Vida).