Ernesto Paglia volta à Globo para caçar tempestades na Amazônia em série do Fantástico

há 2 meses 2

Aracaju

Um dos principais repórteres do Brasil, Ernesto Paglia está de volta à Globo. Na última quinta (10), junto com o cientista Osmar Pinto Júnior e a cineasta Iara Cardoso, o jornalista começou a gravar a série Caça Tempestades na Amazônia, a continuação de um trabalho feito em 2013.

O quadro irá ao ar no Fantástico durante o verão, com estreia prevista para janeiro de 2025. Eles vão revelar os desafios de perseguir tempestades e mostrar os impactos que elas causam sobre aqueles que vivem à mercê de seus efeitos.

O que eles farão é semelhante ao trabalho dos "caçadores de furacões" da NOAA, que sobrevoaram o olho do furacão Milton, que passa pelos Estados Unidos nesta semana, para coletar dados e informações importantes.

O trio volta a se reunir em frente às câmeras 11 anos após a série País dos Raios, também exibida pelo Fantástico. Agora, eles exploram os mistérios dos temporais da Amazônia, uma região única no Brasil onde ocorrem 300 mil tempestades por ano.

A Amazônia é também uma das três áreas com maior incidência de raios no mundo (50 milhões de raios anuais), junto com a África Central e a Indonésia —chamadas de chaminés de raios.

Serão investigados fenômenos como os Fulguritos, que são tubos vítreos formados pela energia dos raios em contato com os grãos de quartzo da areia, fenômeno que pode revelar segredos sobre a origem da vida.

Além disso, serão investigados os super-raios, as descargas que podem atingir até 150 mil amperes. A produção vai registrar pela primeira vez um super-raio na Amazônia, onde a alta umidade e a geografia favorecem sua ocorrência.

Paglia trabalhou na Globo por 43 anos e, desde 2023, faz reportagens esporádicas e projetos específicos para a emissora. Seu último trabalho foi ao ar em janeiro e falava dos efeitos da crise climática na Groelândia.

Leia o artigo completo