Empresa produz jaqueta com lona de paraquedas e vende para China e 4 países

há 5 meses 14
Lucas Desimone da Baumm
Lucas Desimone da Baumm Imagem: Divulgação

A lona de paraquedas virou a matéria-prima do negócio dos empresários argentinos Lucas Desimone e Rodrigo Chapero. Eles criaram, em 2005, a Baumm e começaram a produzir jaquetas, bolsas, mochilas e sacolas com o material e a comercializar na Argentina. Hoje a marca também exporta suas peças para o Brasil, China, Japão, Itália e EUA.

O que aconteceu

Jaqueta é o carro-chefe. A empresa não revela o faturamento no ano passado, nem a estimativa para 2024 e projeções para o ano que vem. Porém, vende cerca de 5 mil peças por ano. A mais cara é a jaqueta, que custa ARS 160 mil (pesos argentinos - R$ 912, na cotação atual). A mais barata é a bolsa Tom, que sai por ARS 35 mil (R$ 199,50, na cotação atual).

Proposta inicial era lona de caminhão. Curiosamente, nenhum dos dois empreendedores salta de paraquedas. A ideia de transformar o material em roupas e acessórios veio de uma viagem que Rodrigo fez a Nova York, nos EUA. "Ele conheceu uma marca suíça que reutilizava lonas de caminhões para produzir as suas peças e voltou para a Argentina com a ideia de fazer algo semelhante", lembra Desimone.

Leia o artigo completo