Embaixadora do Brasil em Washington representará o país na posse de Trump

há 14 horas 2

Na ausência do presidente Lula, Maria Luiza Viotti será enviada à cerimônia que ocorre no dia 20 de janeiro; o presidente argentino Javier Milei e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni confirmaram presença

Jefferson Rudy/Agência Senado

Maria Luiza Viotti

O convite foi estendido pelo Departamento de Estado, e a embaixadora já confirmou sua participação no evento

A embaixadora brasileira em Washington, Maria Luiza Viotti, estará presente na cerimônia de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcada para a próxima segunda-feira (20). O convite foi estendido pelo Departamento de Estado, e a embaixadora já confirmou sua participação no evento. Embora a tradição americana não inclua a presença de líderes estrangeiros na posse presidencial, Trump fez convites a alguns governantes que compartilham de sua ideologia. Entre os convidados estão o presidente argentino Javier Milei e a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni. O presidente Lula, por sua vez, não recebeu convite para a cerimônia.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, revelou que também foi convidado por Trump para a posse. No entanto, ele precisa da liberação de seu passaporte, que está retido pela Justiça. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, requisitou que Bolsonaro apresente documentos que comprovem o convite, o qual foi enviado ao deputado Eduardo Bolsonaro por um remetente desconhecido. A retenção do passaporte de Bolsonaro está relacionada a investigações em curso, que incluem suspeitas de sua participação na tentativa de golpe de Estado ocorrida em 2022. Após a entrega da documentação solicitada, a Procuradoria Geral da República irá avaliar o pedido de liberação do passaporte do ex-presidente.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

Leia o artigo completo