O BYD Bao 5, o novo SUV eletrificado que foi flagrado recentemente no Brasil, já começa a dar o que falar. Na China, o modelo acaba de receber um corte significativo em seu preço, o que pode indicar uma estratégia similar por aqui.
A Fang Cheng Bao, divisão da BYD, está intensificando sua estratégia para conquistar o público de carros tradicionais a combustão com um corte significativo no preço do Bao 5. O SUV híbrido plug-in, conhecido por sua inovação no segmento off-road de luxo, agora tem preço entre 239.800 e 302.800 yuans (cerca de R$ 135.000 a R$ 170.000), representando uma redução de 17,25% em relação ao preço inicial de 289.800 yuans.
Lançado em agosto do ano passado na China, o Bao 5 já vendeu mais de 25.000 unidades. No entanto, as vendas mensais caíram de 5.000 unidades em janeiro para cerca de 2.000 em abril.
O Bao 5, ou Fang Cheng Bao Leopard 5, como é conhecido na China, tem 4,89 metros de comprimento e 2,80 metros de entre-eixose apresenta um design de linhas quadradas e robustas, remetendo a modelos icônicos como o Ford Bronco e o Land Rover Defender. A suspensão Disus-P, por sua vez, proporciona ângulos de ataque e saída de 35 e 32 graus, respectivamente, tornando o SUV ainda mais capaz em terrenos off-road.
Sob o capô, o Bao 5 conta com a plataforma DMO da BYD, que combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos, entregando uma potência combinada de 680 cv e um torque máximo de 77,5 kgfm. A bateria proporciona uma autonomia elétrica de até 125 km (ciclo CLTC), que pode ser recarregada rapidamente em até 16 minutos em condições ideais - com o motor a combustão, a autonomia total chega a 1.200 km.
O interior do Bao 5 combina elementos modernos com um design funcional. A grande tela central flutuante, o painel de instrumentos digital e o volante esportivo em forma de D conferem um ar sofisticado ao veículo. Além disso, o SUV conta com diversos recursos como carregamento por indução e sistema de som premium.
A BYD já registrou o Bao 5 em nosso mercado e o mesmo foi flagrado recentemente pela primeira vez no país. No entanto, ainda não há uma data oficial de lançamento, algo que deve ocorrer em algum momento de 2025.