Em declaração incomum, Nasa diz que astronauta está com saúde incrível

há 1 mês 3

A astronauta da Nasa Sunita Williams, atualmente na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), está saudável e não tem nenhum problema médico, afirmou o principal médico da agência espacial americana na última quinta-feira (14).

Incomum, o pronunciamento foi motivado por notícias que sugeriam que Williams enfrentasse problemas de saúde durante sua estadia prolongada não planejada em órbita. As publicações, por sua vez, desencadearam rumores generalizados nas redes sociais.

Williams, 59, abordou o problema diretamente na terça-feira (12) passada durante uma entrevista à rede de televisão americana New England Sports Network.

"Eu acho que há alguns rumores por aí de que estou perdendo peso e tal," afirmou a astronauta. "Não, na verdade estou com o mesmo peso."

Williams é um dos dois astronautas cuja estadia na estação espacial foi estendida de oito dias para oito meses devido a problemas de propulsão com a nave espacial Starliner, da Boeing, que os levou para lá em junho deste ano.

Embora tenha se esforçado para insistir que Williams e Barry Eugene Wilmore, o outro astronauta, não estavam presos na ISS, a Nasa decidiu que a cápsula retornaria à Terra vazia e que a dupla se juntaria à tripulação da estação espacial até fevereiro. Eles devem voltar para casa em uma nave Crew Dragon, da SpaceX.

Uma fotografia divulgada pela Nasa no final de setembro mostrava Williams e Wilmore fazendo pizza na estação espacial. O rosto de Williams parecia afundado e magro.

Um texto que saiu no jornal The New York Post no último dia 8 alimentou especulações, citando um funcionário anônimo da Nasa que afirmou que ela havia perdido uma quantidade significativa de massa corporal.

A publicação do Post disse que Williams não havia conseguido consumir calorias suficientes para manter sua massa —as exigências da vida no espaço incluem exercícios de algumas horas por dia para ajudar a manter os ossos— e que médicos da agência espacial passaram um mês trabalhando com ela para recuperar massa.

Em uma entrevista, o principal médico da agência espacial, James D. Polk, disse que isso não era verdade.

"Conheço Suni há 20 anos e vou te dizer, Suni parece a mesma para mim", afirmou ele. "Ela está em uma saúde incrível."

Ainda segundo Polk, todos os astronautas americanos na estação espacial estavam bem. "A tripulação está com uma saúde absolutamente excepcional", disse ele. "Eles não estão perdendo peso, e não há preocupação com nenhum membro da tripulação individual."

Durante suas recentes aparições em vídeo, Williams não parecia mais magra.

Na última terça-feira, ela afirmou que, assim como para qualquer pessoa flutuando no espaço, a forma de seu corpo mudou. Sem gravidade, a água dentro do corpo flutua para cima, deixando as pernas enrugadas e a cabeça inchada. Exercícios de levantamento de peso construíram alguns músculos. "Minhas coxas estão um pouco maiores", ela disse. "Meu bumbum está um pouco maior."

Polk afirmou que a Nasa reconheceria problemas de saúde quando afetassem a capacidade de um astronauta de realizar seu trabalho —se uma caminhada espacial precisar ser adiada, por exemplo. "Certamente vamos informar se houver um impacto na missão."

Mesmo assim, a agência provavelmente não revelaria qual astronauta estava doente. Segundo Polk, as leis de privacidade de saúde se aplicam aos astronautas em órbita da mesma forma que protegem os americanos no planeta. "Somos muito rigorosos em manter a privacidade do astronauta."

Esse silêncio, por exemplo, mantém um mistério sobre a questão de saúde que manteve um astronauta da Nasa hospitalizado por uma noite no mês passado após retornar da estação espacial.

Horas após o pouso, a Nasa emitiu um comunicado que dizia que todos os quatro astronautas que haviam retornado à Terra em uma cápsula Crew Dragon —Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, da Nasa, e Alexander Grebenkin, da agência espacial russa Roscosmos— haviam sido levados a um hospital na Flórida para exames médicos.

Uma atualização posterior disse que Grebenkin e dois dos astronautas da Nasa foram liberados, enquanto o terceiro astronauta da agência americana permanecia no hospital "em condição estável sob observação como medida de precaução". Esse astronauta deixou o hospital e retornou a Houston no dia seguinte.

Os três astronautas da Nasa compareceram a uma entrevista coletiva neste mês, mas se recusaram a revelar quem teve o problema médico e qual era o problema médico.

"No tempo certo, permitiremos que isso seja divulgado e documentado", disse Barratt. "Por enquanto, a privacidade médica é muito importante para nós."

Leia o artigo completo