A demanda por carros elétricos não tem sido tão alta quanto se estimava, mas o processo de eletrificação segue avançando, e as montadoras estão se adaptando. A fábrica do Grupo BMW em Munique (ALE) está se preparando para o lançamento da base Neue Klasse em 2026, com a construção de três novos setores de produção – carroceria, montagem e logística – durante a operação normal.
"Para o início da produção da Neue Klasse, teremos uma fábrica de última geração em Munique, caracterizada pela flexibilidade, inovação e, acima de tudo, eficiência", declarou Peter Weber, gerente da fábrica.

A fábrica da BMW em Munique na década de 1970
Um pouco de história
A fábrica da BMW em Munique tem uma história centenária. Localizada no coração da cidade alemã, foi inaugurada em 1918 e, inicialmente, produzia motores de aeronaves. Posteriormente, passou a fabricar motocicletas, sendo a primeira a R 32, em 1923. O primeiro automóvel a sair de suas linhas de montagem foi o BMW 501, em 1952.
Mas a grande revolução veio em 1962, quando a planta começou a produzir a primeira geração da Neue Klasse, uma família de sedãs e cupês que pavimentou o caminho para o atual Série 3 e permitiu à alemã entrar em um segmento até então inexplorado.

Aqui estão as áreas afetadas pela modernização da fábrica da BMW em Munique
O momento da revolução
Agora, como mencionado, a fábrica passará por uma modernização significativa para receber a plataforma exclusiva de elétricos Neue Klasse a partir de 2026. Para isso, a BMW investiu € 650 milhões, um desafio logístico ainda maior devido à localização da unidade, cercada pela cidade.
Para liberar espaço para a nova linha de montagem, a produção de motores a combustão foi transferida para Hams-Hall, no Reino Unido, e Steyr, na Áustria. Em 2026, os modelos elétricos da Neue Klasse serão fabricados simultaneamente com os veículos atuais a combustão e elétricos. Um ano depois, a fábrica de Munique se concentrará apenas em elétricos.

A aparência futura das linhas de produção renovadas da BMW em Munique
Menor custo de produção
A abordagem de produção da Neue Klasse será drasticamente diferente. Segundo Milan Nedeljković, Chefe de Produção e membro do Conselho da BMW AG, a meta é simplificar ao máximo os processos.
Isso significa menos componentes nos veículos, digitalização da produção e uso de realidade aumentada para monitoramento da qualidade. Como resultado, a BMW espera uma redução de 25% nos custos de produção por unidade em 2025, comparado a 2019 – o último ano considerado estável antes da pandemia e da crise dos semicondutores. Mas antes que alguém se anime: isso não significa que os novos elétricos da BMW serão mais baratos.

O primeiro Neue Klasse junto com o conceito BMW Vision nas linhas de produção da fábrica de Munique
Produção pré-série na planta piloto
Com a Neue Klasse, reduziremos significativamente os custos de produção na fábrica de Munique", acrescentou Weber. O cronograma para o início da produção em Munique foi cuidadosamente sincronizado, também graças à reestruturação da fábrica.
Peter Weber, Diretor da Fábrica do BMW Group em Munique, e Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pela Produção.
Foto de: BMW
Para garantir uma transição sem contratempos, os primeiros veículos pré-série serão montados no Centro de Pesquisa e Inovação (FIZ) da BMW, com apoio da equipe de produção de Munique, antes do final do ano. Além disso, a BMW está usando simulações virtuais para otimizar o processo antes do início oficial da produção.
"Além da planta piloto no FIZ, também estamos usando simulações virtuais para garantir uma fase de inicialização tranquila", explicou Weber, descrevendo a situação incomum no ano decisivo antes do lançamento.
A equipe de especialistas da fábrica de Munique também trabalha em conjunto com seus colegas de Debrecen, na Hungria, onde a primeira unidade da Neue Klasse entrará em produção até o final de 2025.