E a isenção? Veja quando carro elétrico acaba multado por rodízio em SP

há 3 meses 4

Dados mais recentes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) aponta que em 2023 existiam 61,2 milhões de carros registrados no país. Só a capital paulista concentra 10,1% de toda a frota de automóveis do Brasil, ou 6,2 milhões.

Segundo dados da Neocharge, só na capital havia uma frota de 47.863 veículos eletrificados e elegíveis de isenção até junho passado, sem contar os modelos emplacados em outras cidades ou estados.

Híbrido pode poluir tanto quanto modelo só a gasolina

A isenção dos híbridos leves e convencionais, sem recarga externa, é criticada por Clemente Gauer, Corporate Affairs da Tupi Mobilidade. Ele diz que as montadoras estão prestes a lançar praticamente todos os modelos com algum nível de eletrificação.

Porém, criaram uma espécie de jabuticaba no Brasil. Ele usa a energia da bateria para dar um leve empurrãozinho. E dessa forma são considerados híbridos e se beneficiam da isenção do rodízio.

O híbrido-leve a que ele se refere utiliza uma bateria geralmente de 48V que auxilia o motor térmico em funções como arranque ou torque e melhora levemente o consumo, mas não é suficiente para tracionar o carro.

Leia o artigo completo