Dólar cai e Bolsa sobe com notícias sobre petróleo e votação do pacote

há 1 mês 1

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu em alta de 1,12%. O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, valoriza para 127.496 pontos.

No câmbio o mercado segue num movimento leve de correção da alta provocada pelo susto com o anúncio do pacote de gastos. Há uma semana, o governo divulgou medidas para diminuir seus gastos em R$ 70 bilhões em dois anos. O pacote desagradou os investidores, que acharam o montante insuficiente para reequilibrar as finanças públicas. A ideia de anunciar, ao mesmo tempo, a isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês também caiu mal.

Na terça (3) e na quarta-feira (4), o dólar recuou cerca de 0,35%.

Uma possível alta do petróleo pode ajudar. A notícia de que oito membros da aliança de produtores de petróleo OPEP+ vão adiar uma retomada na produção de petróleo pode fazer os preços subirem, o que é bom para países exportadores como o Brasil.

O corte voluntário de produção de 2,2 milhões de barris por dia deveria acabar agora em dezembro, mas vai permanecer até abril de 2025, disseram duas fontes ao site do canal americano CNBC.

A produção ficaria, então, em 1,7 milhões de barris por dia por mais quatro meses, uma vez que a demanda global, e principalmente a da China, continua fraca.

Leia o artigo completo