O deputado federal Alexandre Leite (União Brasil-SP) manifestou publicamente nesta quarta-feira (11) insatisfação do seu partido com Arthur Lira (PP-AL), afirmando que o presidente da Câmara traiu o líder da bancada, Elmar Nascimento (BA).
Elmar era o nome favorito de Lira para sucedê-lo no cargo, a partir de fevereiro, mas o presidente da Câmara afirmou a líderes partidários em reunião na madrugada desta terça-feira (10) que pretende anunciar apoio a Hugo Motta (Republicanos-RJ).
"Não tem ninguém que esteja mais descontente com o presidente Arthur Lira do que eu e o Leur [Lomanto Júnior, deputado do União Brasil da Bahia]. O presidente Arthur Lira traiu o deputado Elmar. Ele traiu o deputado, nosso líder Elmar, não tem ninguém mais descontente com Arthur Lira do que nós", afirmou Alexandre Leite durante sessão do Conselho de Ética da Câmara.
Leite é filho do vereador paulistano Milton Leite (União), presidente da Câmara Municipal de São Paulo.
O deputado fez a declaração no contexto de tentar afastar a suspeita de que o Conselho de Ética estaria agindo a mando de Lira no processo que pode resultar na cassação do mandato de Glauber Braga (PSOL-RJ).
Elmar deve acabar preterido por Motta na tentativa de Lira de ungir um candidato com apoio tanto de bolsonaristas como do Palácio do Planalto.
O líder da bancada do União Brasil, porém, tenta se manter na disputa mesmo sem o apoio de Lira.
Procurada, a Presidência da Câmara não se manifestou.