DC-2: O primeiro robô a ser 'preso' após brincadeira de jovens nos EUA

há 3 semanas 2

O DC-2, então, foi desativado e levado ao distrito policial. ''Ajudem-me! Estão tentando me desmontar'', gritava o robô enquanto sua fonte de energia era desligada. Na sequência, ele foi encaminhado para a delegacia de Beverly Hills, onde ficou sentado na área de detenção até seus donos serem localizados, descreveu o jornal Nation na época.

Dois adolescentes, de 15 e 17 anos, foram os responsáveis pela prisão do robô. O pai deles, Gene Beley, era dono da empresa que fabricava o DC-2, a Android Amusement Corporation. Na época, ele era avaliado entre 9 mil e 20 mil dólares.

Sem a permissão do pai, Shawn e Scott levaram o DC-2 para passear. Gene Beley não soube responder por que os meninos escolheram colocar o robô para distribuir cartões de visita, segundo o site americano Gizmodo.

Nenhuma acusação contra eles foi registrada. A polícia considerou multar Beley por não ter autorização para anunciar na calçada, mas desistiram e o robô foi devolvido, ainda de acordo com o Gizmodo.

A empresa Android Amusement não existe mais. As poucas unidades de robôs DC-2 restantes são exibidas em museus e sites de colecionadores.

Outros robôs precursores e recordistas

Cientistas da Universidade Mie, no Japão, em colaboração com a NEC System Technologies criaram o primeiro robô sommelier do mundo em 2006. Ele é capaz de degustar vinhos, identificá-los e distingui-los entre algumas dezenas de variedades.

Leia o artigo completo