Aracaju
Candidato à Prefeitura de São Paulo, o apresentador José Luiz Datena (PSDB-SP) voltará a aparecer na Record 13 anos depois de uma saída bastante turbulenta da emissora de Edir Macedo, em 2011.
O jornalista aceitou contive do jornalismo da emissora de Edir Macedo, e vai participar das séries de sabatinas que serão feitas dentro do programa Balanço Geral SP, comandado no horário do almoço por Reinlado Gottino.
Datena vai aparecer já na próxima segunda (12), e será o primeiro da série de entrevistas, que vai contar também com Tabata Amaral (PSB-SP) no dia 15, Marina Helena (NOVO-SP) no dia 16; Guilherme Boulos no dia 20 (PSOL-SP); Ricardo Nunes (MDB-SP) no dia 22; e Pablo Marçal (PRTB-SP) no dia 23.
O F5 apurou que havia dúvida na Record se Datena iria aceitar ou não. O motivo foi a relação ruim que tem com a emissora. Foi na Record que Datena se tornou apresentador policial, ao assumir o Cidade Alerta em 1998. Ele ficou até 2003 em uma primeira passagem, quando se mudou para a Band.
Em 16 de junho de 2011, porém, aceitou uma proposta milionária e assinou um contrato de cinco anos com a Record para voltar a comandar o Cidade Alerta nos fins de tarde. A estreia teve boa audiência, mas o resultado foi caindo ao decorrer dos dias.
43 dias após a assinatura, em 29 de julho de 2011, Datena encerra o Cidade Alerta com a seguinte frase: "Muito obrigado e até um dia!". Logo em seguida, Datena entregou sua carta de demissão pedindo uma rescisão contratual.
Datena alegou que a Record não cumpriu o que lhe prometeu, como cenários e vasto número de repórteres pelo Brasil. As frequentes mudanças no horário do Cidade Alerta e a quebra da rede em meio a sua exibição foram outras causas que acabaram precipitando o desgaste das relações entre as partes.
O apresentador pagou do próprio bolso uma multa de R$ 20 milhões e voltou para a Band. Em 2021, ele brincou sobre o assunto: "Paguei tudo que ganhei na vida para essa multa lá na Record. Foi bom que ajudei a construir o Templo de Salomão", brincou.