Culpa do piloto? Falha do avião? O que pode fazer aeronaves baterem em solo

há 1 mês 2

Isso é raro, já que os tripulantes seguem a linha central indicada para a movimentação. Entretanto, pode acontecer de que algum equipamento, como uma escada, seja posicionada em uma dessas áreas de segurança por algum equívoco, podendo vir a causar a colisão.

Outra hipótese seria uma possível falta de coordenação entre os diversos atores envolvidos na operação aeroportuária. Uma aeronave pode ter tido sua movimentação autorizada enquanto outra estaria se movendo equivocadamente, fazendo com que ambas entrassem em rota de contato.

Por fim, ainda há a possibilidade de uma falha mecânica, como um problema com o freio, levando as aeronaves a se deslocarem de maneira errada.

Mundo afora

Em janeiro de 2024, um avião da Korean Air atingiu um da Cathay Pacific enquanto taxiava no aeroporto de New Chitose, na região de Sapporo, no Japão. O avião da Cathay estava vazio no momento. Ainda em janeiro, uma aeronave da All Nippon Airways que se movimentava para decolar do aeroporto Chicago O'Hare, nos EUA, atingiu a parte de trás de uma aeronave da Delta.

Em fevereiro, a ponta da asa de um avião da JetBlue atingiu a traseira de outro da mesma empresa durante movimentação no aeroporto Logan, em Boston (EUA). Eles estavam na área de degelo, local onde os aviões param para receber um "banho" com líquidos especiais para remoção de neve e gelo de suas superfícies. Em todos os casos, ninguém ficou ferido e os aviões foram recuperados posteriormente.

Leia o artigo completo