Criação de vagas de emprego nos EUA desacelera com força em outubro

há 5 meses 6

A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos desacelerou com força em outubro, em meio a interrupções causadas por furacões e greves de trabalhadores de fábricas aeroespaciais, mas a taxa de desemprego permaneceu em 4,1%, oferecendo a garantia de que o mercado de trabalho segue sólido antes da eleição presidencial de terça-feira (5).

A economia dos EUA abriu em 12 mil postos de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, após 223 mil em setembro em dado revisado para baixo, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira (1°).

Economistas consultados pela Reuters previam criação de 113 mil vagas. As estimativas variavam de nenhum emprego adicionado a 200 mil posições criadas.

O relatório de emprego do Departamento do Trabalho é o último dado econômico importante antes de os norte-americanos irem às urnas para escolher entre vice-presidente democrata Kamala Harris e o ex-presidente republicano Donald Trump.

As pesquisas mostram que a disputa está acirrada. Os norte-americanos não se entusiasmaram com o forte desempenho da economia, que superou seus pares globais, já que sentem os preços altos dos alimentos e dos aluguéis. As baixas demissões têm sido a marca registrada da força do mercado de trabalho.

Leia o artigo completo