Ao adotar o formato berliner, com mais conteúdo e mais fácil de manusear, a Folha volta a inovar em uma trajetória de 103 anos marcada por frequentes avanços editoriais e tecnológicos.
Veja 25 marcos dessa evolução a partir do lançamento da primeira edição da Folha da Noite, em fevereiro de 1921.
A primeira edição - 1921
Criada por Olívio Olavo de Olival Costa e Pedro Cunha numa São Paulo com cerca de 580 mil habitantes, a Folha da Noite circula pela primeira vez no dia 19 de fevereiro de 1921. Na edição de estreia, publica a primeira foto, algo incomum para a época.
Folha da Manhã - 1925
Nasce mais um jornal do grupo, a Folha da Manhã. Naquele mesmo ano, surge em suas páginas um personagem que faz sucesso ao expressar os anseios da classe média paulistana. É Juca Pato, uma criação do cartunista e chargista Belmonte.
Quadrinhos - 1935
Em 7 de setembro, a Folha da Noite publica, pela primeira vez, tiras de histórias em quadrinhos. O personagem pioneiro é o marinheiro Popeye, que passa a ser exclusivo do jornal no Brasil.
Unificação - 1960
Ocorre a unificação dos nomes da Folha da Manhã, Folha da Tarde e Folha da Noite sob Folha de S.Paulo. O slogan "Um jornal a serviço do Brasil" é lançado em 1961.
Edição em offset - 1968
O jornal publica pela primeira vez uma edição inteira em offset, tecnologia que permitia estampar mais imagens e com maior nitidez que os concorrentes.
Tendências/Debates - 1976
É criada a seção Tendências/Debates, com espaço para diferentes opiniões, algo inovador para o jornalismo da época no Brasil, que vivia sob ditadura militar.
Campanha das Diretas - 1983 e 1984
No início de 1983, o deputado federal Dante de Oliveira (PMDB) apresenta emenda que restaura as eleições diretas no país. Dias depois, a Folha publica editorial de apoio à ideia, dizendo que só seria vitoriosa se fosse sustentada pela opinião pública. O envolvimento do jornal com a campanha aumenta, e a Folha passa a ser conhecida como "o jornal das Diretas".
Datafolha - 1983
No final de abril, o departamento de pesquisa da Folha realiza seu primeiro levantamento, cujo tema é o maior medo dos paulistanos. Esse movimento representa o início do Datafolha.
Projeto editorial - 1985
Jornal torna público seu projeto editorial, que tinha começado a entrar em prática no ano anterior. Propõe um jornalismo crítico, pluralista, apartidário e moderno, que guia as práticas da empresa até os dias de hoje.
Ombudsman - 1989
A Folha é o primeiro jornal do Brasil a criar o cargo de ombudsman. O jornalista Caio Túlio Costa começou a exercer a função e, desde então, 15 jornalistas estiveram no cargo.
Imagem digital - março de 1994
Em 21 de março de 1994, a Folha publica pela primeira vez na América Latina uma foto totalmente digital, da câmera à edição.
Recorde de tiragem impressa - agosto de 1994
Com o lançamento do "Atlas Folha/The New York Times" em fascículos, jornal bate recorde de tiragem e de vendas impressas na história de jornais e revistas do país no dia de lançamento (1.117.802 exemplares). Hoje, o site do jornal atinge mais de 20 milhões de leitores por mês.
Lançamento da Folha Web - julho de 1995
O internauta passa a ter acesso a textos feitos no próprio dia pela Agência Folha. Havia notícias sobre ciências e informática, coluna sobre internet e acesso à primeira pesquisa do Datafolha sobre racismo no Brasil. Em 1999, entrou no ar a Folha Online, primeiro site com cobertura em tempo real em língua portuguesa e embrião do atual site da Folha.
Novo parque gráfico - dezembro de 1995
Começa a funcionar o Centro Tecnológico Gráfico - Folha (CTG-F), em Tamboré, na cidade de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. É considerado o maior parque gráfico da América Latina.
Acervo digital - 2011
No seu aniversário de 90 anos, Folha se torna o primeiro dos grandes veículos brasileiros a digitalizar seu acervo integral e a colocá-lo à disposição dos leitores.
TV Folha na TV Cultura - março de 2012
Folha estreia programa jornalístico na TV Cultura. Foi ao ar na emissora todos os domingos à noite, com duração de 30 minutos, ao longo de dois anos. Atualmente, as produções da TV Folha, como o programa "Como É que É?", são apresentadas no site do jornal e no YouTube.
Paywall - junho de 2012
Jornal é o primeiro veículo da imprensa brasileira a implementar o paywall poroso, em que acesso ao noticiário é gratuito até certo limite de textos.
Atualização do projeto editorial - 2017
O jornal publica a versão mais recente de seu projeto editorial, documento que atualiza compromissos da Folha em uma era de mudança de hábitos dos leitores, e divulga, pela primeira vez, uma lista de 12 princípios que sintetizam os compromissos editoriais, políticos e éticos.
Saída do Facebook - 2018
Ao constatar que o Facebook agia para diminuir a visibilidade do jornalismo profissional, permitindo que notícias falsas proliferassem e se misturassem com informações sérias, a Folha deixou de postar na rede social. Pouco mais de três anos depois, quando o Facebook tomou medidas em sentido contrário, o jornal voltou a fazer postagens na rede social.
Editoria de diversidade - 2019
Folha cria editoria com objetivo de refletir sobre a variedade da vida social no país e o dia a dia na Redação. Entre os objetivos, está aumentar a diversidade entre os profissionais do jornal.
Recorde online - abril de 2020
Em meio à pandemia da Covid-19, Folha atinge 73,8 milhões de visitantes únicos no mês, recorde do site. Jornalistas passam a trabalhar quase 100% em home office e conseguem manter o bom nível da cobertura.
Campanha pela democracia - agosto de 2020
Folha lança a campanha "#UseAmarelo pela Democracia", que inclui um curso sobre o período da ditadura militar.
100 anos - 2021
Em 19 de fevereiro, a Folha entra para o seleto grupo de jornais centenários. Entre dezenas de novidades, o jornal lança, em parceria com a USP, a cátedra Otavio Frias Filho , voltada à comunicação, à democracia e à diversidade. Em outra parceria, desta vez com o Google, indexa 2,5 milhões de fotografias do seu acervo.
Recorde de assinantes - 2º semestre de 2023
Folha alcança 831.654 assinantes (soma das edições digitais e impressas) segundo dados de circulação verificados pela PwC, uma das maiores empresas de auditoria do mundo.
Energia limpa - 2024
Em fevereiro deste ano, ao completar 103 anos, jornal lança campanha por energia limpa, com ampliação da cobertura da transição energética no Brasil e no mundo e apresentação de novos colunistas.