A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) informou em nota ao UOL Carros que "o metanol é classificado como um solvente e seu uso como combustível é proibido no Brasil. As especificações da ANP preveem um máximo de 0,5% de metanol tanto na gasolina quanto no etanol combustível. Caso seja encontrado um percentual acima desse índice, o agente econômico é autuado e o posto de combustíveis pode ser interditado até a remoção do produto contaminado".
No ano passado, a ANP registrou um número recorde de flagrantes de combustíveis contaminados com metanol. Em agosto de 2023, a ANP realizou uma ofensiva contra o uso de metanol por postos de combustível, apreendendo 863 mil litros do produto que seria destinado à adulteração de gasolina e etanol. As ações aconteceram em postos no Sudeste, no Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, mas também na Bahia, em Sergipe e no Paraná.
O Instituto Combustível Legal (ICL) alerta que o metanol é proibido no Brasil por ser cancerígeno e perigoso na combustão. A adulteração de gasolina e etanol com metanol pode causar um desgaste enorme no motor, resultando em custos elevados de manutenção e riscos à saúde.
Segundo Emerson Kapaz, presidente do ICL, "os casos de adulteração de combustível por metanol representam um problema grave pelo teor cancerígeno e de elevada periculosidade operacional. O pico de elevados níveis de metanol, encontrados na gasolina e no diesel, ocorreram no primeiro semestre do ano passado". Ele destaca que quase 2 milhões de litros de metanol foram importados no último ano.
Kapaz também explicou que o metanol não pode, por lei, ser utilizado para abastecimento de veículos leves e pesados. "Nós trabalhamos com as autoridades do setor para informar e apoiar com inteligência para evitar que o metanol amplie seus impactos no país", afirmou Kapaz.
O engenheiro Erwin Franieck, presidente do Instituto SAE4Mobility, explicou que o metanol é um sub-produto de processos químicos industriais e é usado em outros processos químicos devido ao seu baixo custo. Ele também destacou que o metanol pode causar danos graves à saúde humana.