Como a energia limpa pode ajudar na dessalinização do mar?

há 4 meses 14

A partir de 2026, cerca de 8.000 moradores de Ilhabela, no litoral de SP, terão acesso à água tratada a partir de uma usina dessalinizadora, que irá retirar sal e outros minerais impróprios para consumo humano.

O projeto, feito pela Sabesp em parceria com a prefeitura local, vem para dar conta de um paradoxo: ainda que as 19 ilhas que compõem a cidade-arquipélago sejam rodeadas por água, Ilhabela tem um dos piores acessos a abastecimento adequado em todo o estado paulista.

Serão produzidos até 30 litros de água potável por segundo, de acordo com a Sabesp, um aumento em 22% da oferta de abastecimento da cidade. O investimento previsto é da ordem de R$ 60 milhões, segundo o prefeito Toninho Colucci (PL).

Para falar como a energia limpa pode ajudar na dessalinização do mar, a apresentadora Priscila Camazano recebe a repórter Tamara Nassif, no Como É que É? desta quinta-feira (5).

Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, o programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Instagram, no Facebook e na Twitch.

Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.

Além do programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.

Leia o artigo completo