Colunistas Mônica Bergamo e Ruy Castro serão homenageados em prêmio de jornalismo

há 3 semanas 3

A jornalista da Folha Mônica Bergamo vai ganhar uma homenagem especial do Prêmio IREE de Jornalismo em razão de seu trabalho de mais de 20 anos como colunista do jornal.

A premiação hors concours, tributo especial conferido a personalidades excepcionais, também foi dada ao colunista da Folha Ruy Castro "em reconhecimento à sua monumental carreira e à sua incomparável contribuição à memória do jornalismo".

Ruy Castro é jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues. Ele é membro da Academia Brasileira de Letras e escreve na Folha.

Sobre o trabalho de Mônica Bergamo, a premiação destaca sua atuação em "uma coluna marcada por furos, consistência e, sobretudo, credibilidade inquestionável", ressaltando que a jornalista, escolhida como profissional de destaque deste ano, é "exemplo a ser seguido".

Mônica assina uma coluna com seu nome no jornal com informações que abordam diferentes áreas, de política a cultura. Ela está na Folha desde 1999, depois de ter passado pelas revistas Veja, Playboy e ter dirigido a sucursal de Brasília da Bandeirantes.

O prêmio é uma iniciativa do IREE (Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa). Neste ano, foram concedidos três prêmios principais a reportagens que fortaleceram a democracia e o pluralismo.

Na categoria principal, ganhou a série dos jornalistas Marcelo Godoy, Heitor Mazzoco e Rayanderson Guerra sobre a infiltração do PCC nos negócios públicos. A reportagem foi publicada por O Estado de S.Paulo e recebeu o prêmio de R$ 50 mil.

Na categoria de política, ganharam os jornalistas Thiago Bronzatto, Dimitrius Dantas e Patrik Camporez, de O Globo, com série de reportagens sobre espionagem na Abin (Agência Brasileira de Inteligência) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O prêmio foi no valor de R$ 30 mil.

Luiz Vassallo, do Metrópoles, foi premiado com o mesmo valor na categoria Economia e Negócios, com reportagens sobre esquema de desconto indevido em aposentadorias no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

A premiação e homenagem aos jornalistas acontece na próxima terça-feira, 17, no bairro Jardim Paulistano, em São Paulo.

O IREE é uma organização independente e apartidária, que promove debates entre os setores público e privado para melhorar as instituições e as relações democráticas no Brasil. O instituto concede a premiação anualmente, desde 2020, com a finalidade de contribuir com o jornalismo profissional.

Leia o artigo completo