CNF e Febraban conferem selo de prevenção a fraudes a 17 bancos; veja quais

há 5 meses 10

A CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras), em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), premiou nesta terça-feira (22), 17 bancos com o "Selo de Prevenção a Fraudes", desenvolvido pelas entidades para combater tentativas fraudes e golpes digitais.

A certificação é feita pela consultoria EY (Ernst & Young) e conta com oito pilares de avaliação, com 40 questões cada. A avaliação aborda quais as políticas de prevenção e mitigação de fraudes e golpes da instituição, se há cooperação e parcerias externas para combate a fraudes, como é a gestão de risco transacional e governança de segurança e a conscientização e divulgação sobre prevenção de fraudes e se há procedimentos rigorosos para a abertura de contas.

O objetivo, segundo a CNF, é garantir que as instituições financeiras cumpram rigorosos requisitos de prevenção, repressão e conscientização sobre atos criminosos dessa natureza, conforme as melhores práticas internacionais, de modo a fortalecer a integridade do sistema financeiro brasileiro como um todo.

"Ondas de ataques procuram elos fracos", disse Eduardo Lopes, presidente da Zetta, na cerimônia de lançamento do selo e premiação das entidades que preencheram mais de 90% dos requisitos.

Além da Febraban, a Zetta —associada à CNF que reúne instituições digitais—, e outras instituições financeiras definiram conjuntamente os requisitos necessários para a certificação. A governança do selo ficou sob a liderança da CNF, com o objetivo de expandir sua adoção por outras instituições de pagamento.

A certificação será um processo anual e qualquer associado da CNF ou de um associado da Confederação pode se submeter à avaliação. Os bancos já premiados também serão reavaliados anualmente.

"Nossos associados promovem um trabalho ininterrupto no processo de conscientização e esclarecimentos da população, além de investirem anualmente cerca de R$ 4 bilhões em sistemas de segurança da informação para garantir a tranquilidade de seus clientes em suas transações financeiras cotidianas", afirmou Isaac Sidney, presidente da Febraban, durante o evento desta terça.

As tratativas para a definição do Selo de Prevenção a Fraudes começaram em 2023, após uma alta expressiva em golpes bancários, especialmente via Pix.

VEJA OS 17 BANCOS QUE RECEBERAM O SELO DE PREVENÇÃO A FRAUDES:

  1. Banco BMG
  2. Bradesco
  3. Caixa Econômica Federal
  4. Banco C6
  5. Sicredi
  6. Sicoob
  7. Daycoval
  8. Banco do Brasil
  9. Inter
  10. Itaú Unibanco
  11. BS2
  12. Banco Pan
  13. Banco Safra
  14. Santander
  15. BTG Pactual
  16. BV
  17. Banco XP
Leia o artigo completo