Clube de Leitura Folha recebe em novembro o sociólogo Evandro Cruz Silva

há 1 mês 4

Macária é uma acadêmica em ciências humanas, que acabou de terminar o doutorado e se equilibra entre a vida nova que está construindo e suas origens, ao lado da mãe, faxineira, e do pai, dependente químico.

O percurso da personagem rumo a uma ascensão intelectual guia a história de "O Embranquecimento", romance de estreia do sociólogo Evandro Cruz Silva.

O livro, lançado neste ano pela Patuá, será tema do encontro de novembro do Clube de Leitura Folha, no próximo dia 27, às 20h. E o autor, que foi um dos nomes da programação principal da Flip 2024, participará da reunião com leitores.

Como no quadro "A Redenção de Cam", de Modesto de Brocos, pelo qual é obcecada, Macária tem mãe preta e pai branco. Conforme passa a frequentar novos ambientes e se integrar em novos círculos, mais ricos e mais intelectualizados, ela vê seu entorno se embranquecer.

"Quando se vive em um país muito racista, são oferecidas várias oportunidades de embranquecer, para além da biológica. Ter uma família mais branca do que aquela que você veio, viver a vida tentando ser mais branco do que se é. É impossível viver sem sofrer racismo, mas dá para se tornar passivo frente aos problemas", disse o autor em entrevista à Folha.

Tudo a Ler

Receba no seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias

O Clube de Leitura Folha é mediado pela jornalista Gabriela Mayer, uma das apresentadoras do podcast Café da Manhã. Os encontros são virtuais e acontecem na última quarta-feira de cada mês, às 20h.

Para participar do encontro de 27 de novembro, é só acessar este link do Zoom ou ingressar na sala com o número de reunião 889 2377 1003.

Leia o artigo completo