Apresentado há quase dois anos, o Citroën C3 recebe o motor 1.0 turbo da Stellantis. Aposentando o 1.6 aspirado, se torna a opção com câmbio automático do hatch, ao menos por enquanto, apenas na versão You, apresentada por R$ 95.990 e posicionada no topo da gama. Se essa é sua dúvida, é o carro turbo automático mais barato do país.
O Citroën C3 You usa o conjunto já conhecido da Stellantis, o Turbo 200. É o conjunto do motor 1.0 turbo de 125/130 cv e 20,4 kgfm, que tem turbo, injeção direta e atuadores hidráulicos MultiAir nas válvulas; ligado ao câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. O conjunto de molas, amortecedores, freios e ajuste da direção elétrica foram todos recalibrados para esta potência extra do 1.0 turbo na comparação com o 1.6 aspirado.
Segundo a Citroën, o C3 1.0 turbo vai de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos com etanol e 8,5 segundos com gasolina. Em consumo, o hatch faz, segundo o Inmetro, 11 km/litro com gasolina e 7,8 km/litro com etanol na cidade. Na estrada, ele poderia ser mais eficiente, marcando 12,8 km/litro com gasolina e 8,8 km/litro quando abastecido com etanol.
Visualmente, o Citroën C3 You tem alguns pontos visuais exclusivos, como os detalhes em azul ao redor dos faróis de neblina, nas colunas C e nos apliques laterais. As rodas de 15" recebem pintura preta e, na carroceria, a pintura bitom tem três tons principais, sempre com o teto em preto: Cinza Artense, Branco Banquise e Cinza Grafito. Por dentro, detalhes em azul em tapetes, bancos, painel e soleiras.
Citroën
Por R$ 95.990, o C3 You não recebeu os esperados painel em tela TFT ou ar-condicionado automático. Na lista de equipamentos de série, há o sistema multimídia com tela de 10,25" com espelhamentos sem fios; retrovisores, vidros e travas elétricos; câmera de ré; chave canivete; faróis de neblina; luzes diurnas em LEDs; banco do motorista com regulagem de altura; e os obrigatórios controles de tração e estabilidade e duplo airbag.
Com informações de Jason Vogel, de MG.