Por
Eduardo Rodrigues
Publicado em 06/08/2024 às 11h07
Atualizado em 06/08/2024 às 11h30
Não foi só no Brasil que a Citroën foi criticada pela simplicidade do C3 e do C3 Aircross. Reclamações sobre a falta de equipamentos, cortes de custos vindos do passado e ergonomia também foram feitas na Índia.
O lançamento da terceira carroceria dessa família, o SUV cupê Basalt, trouxe algumas melhorias para mitigar essas críticas. A Citroën da Índia foi rápida e já estendeu essas melhorias ao C3 hatch e ao SUV de 7 lugares Aircross.
VEJA TAMBÉM:
- EXCLUSIVO: Citroën C3 TURBO chega no primeiro semestre para ser o mais barato do Brasil
- C3 You, este é o nome da versão turbo 200 do compacto da Citroën
- Comparativo: Citroën C3 Aircross supera o C4 Cactus?
Por fora, a novidade é a adoção de faróis em LED com projetores. Essa configuração é mais eficiente e potente que os LED com refletores, o salto quando comparado com as luzes halógenas do C3 atual é ainda maior.
Esses projetores são quadrados, para combinar com o visual cúbico da família. Infelizmente, essa é uma novidade que não deveremos ver no Brasil em 2024. As fotos do Basalt para o mercado latino-americano usa os faróis antigo, enquanto as mesmas para o mercado indiano já traziam a peça nova.
Segundo o portal AutoCar India, o Citroën C3 hatch ganhou o painel digital do C3 Aircross na Índia. Ele também recebeu ar-condicionado automático, retrovisores externos com rebatimento eletrônico e seis airbags de série em toda a linha. Junto veio um aumento nos preços.
O SUV C3 Aircross ganhou esses equipamentos citados anteriormente e acrescenta o novo console central com apoio de braço e porta objetos, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro (que complementa aquele ventilador de teto), botões dos vidros elétricos traseiros nas portas e chave canivete.
Como fica os carros da Citroën no Brasil?
De acordo com a apuração do portal Autos Segredos, o Citroën Basalt terá o novo console central com porta-objetos, ar-condicionado automático e os botões do vidro elétrico nas portas traseiras. Os faróis em LED, airbags de cortina e retrovisores com rebatimento elétrico ficarão de fora.
No C3 Aircross virá apenas o ar-condicionado digital e a chave canivete — item que já estreou no hatch. No Citroën C3 as novidades serão menores: motor 1.0 turbo no lugar do 1.6 aspirado e painel digital com tela colorida.
As mudanças maiores que chegou na linha indiana da Citroën levará mais tempo para estrear no Brasil. Já o Basalt estreia agora em agosto, a marca está concentrando seus esforços nele.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: