O documento levou 18 meses para ser pronto e foi elaborado a partir de debates de profissionais que atuam em agências, anunciantes, veículos de comunicação e plataformas digitais.
Chamado de 'Pacto Cenp', o guia aborda os principais temas da atividade publicitária, como a dinâmica das concorrências, planos de incentivo, transparência nos processos e a sustentabilidade financeira entre os atores do mercado.
O lançamento acontece na semana seguinte a uma discussão que envolveu vários players do mercado sobre uma concorrência onde mais de 20 agências foram convidadas a participar.
Para a entidade, o guia deverá 'estimular uma reflexão' - a ideia não é impor regras, mas oferecer um ponto de partida para que a indústria evolua de forma sustentável e ética.
Nosso impacto na sociedade e na economia, influenciando consumo, hábitos e comportamentos, é proporcionalmente maior quanto mais sustentáveis forem nossas práticas comerciais.
Luiz Lara, presidente do Cenp
O texto foi produzido a partir da criação de dois grupos de trabalho, com focos específicos, mas com pontos de convergência e intersecção. Na prática, o guia já traz mais de 40 recomendações ao mercado - destacamos, aqui, algumas delas: