O Senado aprovou nesta terça-feira (10) os nomes de Nilton David, Gilneu Vivan e Izabela Correa para as diretorias do Banco Central (BC).
As indicações do governo Lula (PT) seguem agora para análise e votação no plenário do Senado e, se confirmadas, os novos diretores assumem os postos em 1º de janeiro de 2025.
Conheça os três
- David: Nomeado para chefiar a área de Política Monetária –cadeira deixada vaga por Gabriel Galípolo para assumir a presidência do BC: 22 votos favoráveis e 5 contrários.
- Vivan: Teve aval preliminar dos senadores para comandar a diretoria de Regulação no lugar de Otavio Damaso: 23 votos a favor e 4 contra.
- Correa: Nomeada para suceder Carolina de Assis Barros na diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta: 24 votos favoráveis e 3 contrários.
Mais cedo, os três nomes haviam sido aprovados pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado. Antes disso, haviam sido anunciados pelo BC em 29 de novembro e encaminhados pelo Executivo ao Senado na noite da última terça (3), em edição extra do DOU (Diário Oficial da União).
O trio teve menos de uma semana para se reunir com os parlamentares até a data da sabatina na CAE.