O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) informou nessa quarta-feira (30) que as cebolas servidas nos hambúrgueres Quarterão com Queijo e em outros itens do cardápio do McDonald's foram a provável origem de um surto de E. coli que deixou 90 pessoas doentes.
O surto de bactéria ligado ao sanduíche foi reportado pela primeira vez em 22 de outubro, e suspeitava-se que as cebolas fossem a fonte das infecções.
A FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA) e a empresa confirmaram que a Taylor Farms era a fornecedora para os locais afetados e, desde então, fez o recall de vários lotes de cebolas amarelas produzidas em uma instalação no Colorado e que foram enviadas para o McDonald's e outras redes de fast food como Burger King e KFC.
Nessa quarta-feira, a agência informou que havia iniciado inspeções em um centro de processamento da Taylor Farms no Colorado, estado onde 29 pessoas adoeceram devido ao surto. Uma pessoa morreu em decorrência da infecção.
Além da fornecedora, um produtor de cebolas no estado de Washington também está sendo investigado, acrescentou a FDA.
O McDonald's suspendeu por cerca de uma semana a venda do Quarteirão com Queijo em 20% dos 14 mil restaurantes da rede, mas já retomou a comercialização.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Algumas redes de fast food dos EUA como Burger King, KFC e Pizza Hut chegaram a anunciar a retirada da cebola de seus produtos em virtude do surto.