Arqueólogos descobriram na cidade de Pompeia, no sul da Itália, uma pequena casa decorada com afrescos de cenas mitológicas.
A moradia ganhou o apelido de Casa de Fedra em referência à rainha mitológica de Atenas que aparece em uma de suas pinturas de parede.
O imóvel lança luz sobre as mudanças nos estilos arquitetônicos no primeiro século d.C., segundo a administração do sítio arqueológico de Pompeia, que fez o anúncio nesta quinta-feira (24).
Ao contrário de muitas das casas escavadas no local, esta não foi construída entorno do tradicional átrio romano, um espaço aberto com uma piscina para coletar água da chuva.
Apesar de seu tamanho pequeno, a casa "impressiona pelo alto nível de suas decorações de parede", de acordo com o comunicado. As decorações são de qualidade semelhante às de casas muito maiores e mais opulentas perto da nova descoberta, que fica no centro do local.
A outrora próspera cidade de Pompeia e o campo circundante no sul da Itália foram submersos por cinzas vulcânicas quando houve a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.
A erupção matou milhares de romanos que não tinham ideia de que estavam vivendo à sombra de um dos maiores vulcões da Europa. Ela enterrou a cidade em uma espessa camada de cinzas, preservando muitos de seus habitantes e edifícios.
Além do afresco de Fedra e Hipólito, que rejeitou seu amor, outras cenas mitológicas adornando as paredes coloridas da casa incluem um encontro sexual entre um sátiro e uma ninfa.
O imóvel também ostenta inúmeros padrões e cenas menores, detalhadas e preservadas, da natureza.