A Shell está promovendo a 7ª edição da Eco-Marathon no Brasil, que acontecerá em 2024 no Pier Mauá, no Rio de Janeiro (RJ). O evento reunirá mais de 500 universitários do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru. Eles competirão em quatro categorias distintas, buscando alcançar a máxima eficiência energética com seus protótipos de veículos inovadores e ultra eficientes. A equipe vencedora independente da categoria será aquela que conseguir percorrer a maior distância com a menor quantidade de energia.
A equipe Drop Team, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim, alcançou a marca de 716 km/litro na categoria de combustão interna (gasolina). Já a equipe ARMAC Milhagem UFMG Elétrico, da Universidade Federal de Minas Gerais, atingiu 367 km/kWh na categoria de bateria elétrica equivalente a 1 real gasto para fazer esse trajeto.
VEJA TAMBÉM:
- RENAULT QUER PROVAR QUE NEM TODA DUPLA EMBREAGEM É UM PESADELO
- Os 10 carros usados mais econômicos com preços a partir de R$ 25 mil
- Carro que fez 716 km/l vence a Shell Eco-Marathon 2023
Shell Eco-Marathon 2024
Os veículos são projetados e pilotados pelos próprios estudantes, que aplicam na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Esses pequenos veículos, tradicionais na Shell Eco-Marathon, são pensados para máxima eficiência. A competição, que teve início em 1985 na Europa, hoje se estende por todos os continentes.
Os protótipos são construídos com um chassi leve e cobertos por uma carroceria de fibra de vidro ou de carbono, materiais escolhidos para reduzir o peso. As rodas finas ajudam a minimizar o arrasto aerodinâmico, contribuindo para a eficiência do veículo.
O piloto é sempre a pessoa mais leve da equipe, e no ano de 2023, 70% do grid contava com mulheres ao volante. O foco é manter o peso total do veículo o mais baixo possível e dirigir de maneira eficiente. Na categoria de motores a combustão, os veículos utilizam propulsores monocilíndricos.
Os veículos elétricos são equipados com baterias de íons de lítio, semelhantes às usadas nos carros elétricos que circulam nas ruas atualmente.
A grande novidade na edição de 2024 está com os modelos movidos a hidrogênio, mas até o momento dessa reportagem nenhum deles foi aprovado na inspeção.
Premiações da Shell
Na Shell Eco-Marathon 2024, realizada no icônico Pier Mauá, no Rio de Janeiro, o espírito de inovação e sustentabilidade é celebrado de várias formas, incluindo a premiação em dinheiro para as equipes vencedoras.
Os três melhores times levam para casa prêmios em dinheiro: 1.500 dólares para o primeiro lugar, 1.000 dólares para o segundo e 500 dólares para o terceiro. No entanto, os valores monetários são apenas uma pequena parte da motivação. O verdadeiro prêmio, segundo os próprios participantes e organizadores, é a oportunidade única de aprendizado e desenvolvimento profissional.
A competição desafia os estudantes a aplicarem seus conhecimentos em engenharia, design e sustentabilidade na criação de protótipos de veículos que buscam a máxima eficiência energéticaDesde sua primeira edição no Brasil, a Shell Eco-Marathon tem sido uma plataforma de aprendizado na qual os jovens talentos se destacam mais pelo conhecimento adquirido do que pelo dinheiro conquistado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: