Carro por assinatura: locadoras sofrem com calotes e ampliam exigências

há 4 meses 61

Além disso, o Marco Legal das Garantias, sancionado em 2023, permite que um único bem seja utilizado como garantia em múltiplas operações de crédito, oferecendo maior segurança jurídica aos credores.

Assinatura mais difícil para negativados

Muitas pessoas com restrições no CPF enfrentam dificuldades ao contratar serviços, incluindo o aluguel de veículos e, principalmente, financiamentos. Embora muitas locadoras realizem análises de crédito criteriosas e possam exigir que o nome não esteja negativado, de acordo com o Serasa, ainda é possível alugar um carro para negativados, desde que outros critérios sejam atendidos. No entanto, os clientes têm sentido maior dificuldade.

Carlos Henrique Pereira, um motorista de aplicativo que perdeu o emprego durante a pandemia, afirma que não conseguiu renovar seu contrato por estar com nome 'sujo'.

"Eu estava com o nome negativado, mas precisava de um carro para trabalhar. Consegui alugar um veículo porque cumpri outros requisitos exigidos pela locadora. Paguei tudo certo, no entanto, na renovação, quis trocar de carro e meu cadastro não foi aprovado. Não estou encontrando outra locadora que me aceite com o nome sujo", conta.

Carro pode 'travar' em caso de inadimplência

Preocupadas com a inadimplência, algumas locadoras têm apostado na tecnologia. Um dispositivo conhecido nos Estados Unidos como 'caixa preta', que se conecta à central de gerenciamento eletrônico do carro, é capaz de travar a ignição se o pagamento da assinatura não for feito. O aparelho também tem função de rastreamento, permitindo localizar o automóvel para eventual busca e apreensão pela empresa.

Leia o artigo completo