Carlos Affonso: China entra no ringue para disputa tecnológica com EUA

há 2 meses 5

O DeepSteek apresentou na semana passada o seu modelo de inteligência artificial, rivalizando assim com gigantes americanos, como o ChatGPT, da OpenAI. O app é criação de uma startup homônima de Hangzhou, no leste da China, conforme mostrou a reportagem da agência de notícias RFI. A empresa teria conseguido o feito gastando apenas US$ 6 milhões, bem menos do que as poderosas empresas dos EUA.

Na segunda (27), o índice Nasdaq teve queda de 3,07%. A Nvidia, fabricante de microchips usados por empresas que estão investindo em IA, afundou 17% e perdeu cerca de US$ 593 bilhões em valor de mercado, a maior perda diária para uma empresa em Wall Street, de acordo com dados da LSEG.

A novidade chinesa, com a DeepSteek, no fim das contas, convida a mais países a entrarem nessa discussão, nessa disputa por supremacia tecnológica. Ela ganha novos componentes.

A China mostra o treinamento de um modelo, que me parece muito adequado, mais barato e que traz novidades. E, dentre as novidades, é o fato de ele ser compartilhado através do código aberto, o que faz com que diferentes empresas e diferentes entidades possa ter acesso ao código dessa startup chinesa e incorporar. Então, de certa maneira, traz um elemento muito interessante, que é o aumento no número de pessoas que podem utilizar essa solução. Carlos Affonso Souza, colunista do UOL

Sakamoto: 'Inflação será espada na cabeça de Lula até 2026'

No UOL News, o colunista Leonardo Sakamoto afirmou que o governo brasileiro está desesperado para baixar o preço dos produtos e a inflação será 'espada na cabeça' de Lula até 2026.

Leia o artigo completo