Após um breve teaser nas últimas semanas, a CAOA oficializou a chegada do inédito Tiggo 7 PHEV. É a primeira vez em que a empresa oferece seu SUV médio no mercado brasileiro com a opção híbrida plug-in. Seu conjunto motriz é o mesmo do Tiggo 8 PHEV, que também passou por atualizações na linha 2025, mas os dados de desempenho e consumo do 7 PHEV são ligeiramente melhores por conta do peso menor.
O CAOA Chery Tiggo 7 PHEV 2025, ao contrário das demais versões do SUV produzidas em Anápolis (GO), chega totalmente importado da China. Além do conjunto motriz inédito para o carro, a chegada da versão híbrida plug-in também traz algumas alterações visuais e na lista de equipamentos de série do modelo.
Tiggo 7 PHEV 2025: motorização, consumo e desempenho
Sob o capô do CAOA Tiggo 7 PHEV está o mesmo conjunto motriz encontrado no Tiggo 8 PHEV, mas obviamente ajustado para o SUV menor. Trata-se de um motor a combustão 1.5 turbo a gasolina que trabalha em conjunto com mais dois elétricos. Juntos, entregam 317 cv de potência e 56,6 kgfm de torque. Para enviar a força às rodas dianteiras, o Tiggo 7 PHEV utiliza uma transmissão proprietária da Chery com 3 relações físicas que, junto ao gerenciamento eletrônico dos motores elétricos, simula 11 velocidades.
Para alimentar o conjunto elétrico, o Tiggo 7 PHEV utiliza um conjunto de baterias com 19,27 kWh de capacidade. No entanto, como é comum é híbridos plug-in, o carregamento das baterias é feita somente em corrente alternada, como encontrada em carregadores lentos que geralmente não passam de 22 kW de potência. A autonomia em modo 100% elétrico é de 63 km.
Com o conjunto, a CAOA Chery declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, com a retomada entre 80 e 120 km/h ocorrendo em 5 segundos. O consumo declarado, homologado pelo Inmetro é 36,9 km/l na cidade e 30,2 km/l. Nas medidas, o Tiggo 7 é muito próximo das demais configurações do SUV, tendo 4.513 mm de comprimento, 2.670 mm de entre-eixos, 1.862 mm de largura e 1.696 de altura. O porta-malas acomoda 475 litros.

Foto de: Caoa Chery
CAOA Chery Tiggo 7 PHEV 2025 - Lançamento no Brasil
Visual e equipamentos de série
Visualmente, o novo CAOA Chery Tiggo 7 PHEV 2025 é acompanhado por um parachoque redesenhado, com elementos retos em diagonal nas laterais, além da grade com efeito diamante. A versão também conta com novas e exclusivas rodas de 18" com acabamento diamantado.
Por dentro, a maior mudança fica no painel e no console central. O SUV passa a contar com duas telas interligadas totalizando 24,6" com resolução Full HD. Uma faz o papel de painel de instrumentos, enquanto a outra serve ao sistema multimídia. Abaixo, fica um console dedicado para o controle do ar-condicionado, mesclado botões físicos e capacitivos (de toque). A alavanca de câmbio passa a ser do tipo joystick nessa versão.

Foto de: Caoa Chery
CAOA Chery Tiggo 7 PHEV 2025 - Lançamento no Brasil
Entre os principais itens de série, o CAOA Chery Tiggo 7 PHEV conta ainda com ar-condicionado de duas zonas com saída para o banco traseiro, bancos de couro, ajuste elétrico para os bancos dianteiros com memória para o motorista, teto-solar panorâmico com abertura elétrica, faróis e lanternas de LED, câmeras com visão 360º, retrovisor interno eletrocrômico, 2 modos de condução, sensores de estacionamento, sensor crepuscular, sensor de chuva, freio de estacionamento elétrico com autohold e sistema de som Sony com 8 alto-falantes.
Na parte de segurança, o SUV oferece controle de estabilidade, 6 airbags e pacote de auxílios à condução com 10 funções. Entre as principais estão controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, comutador automático de farol alto e alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática.
Curto contato
O Motor1.com Brasil foi convidado para conhecer o novo CAOA Chery Tiggo 7 PHEV 2025 de perto. O contato mostrou um SUV com o visual mais aprimorado, digno de diferenciá-lo das versões a combustão do SUV. Por dentro, o acabamento escuro da cabine contrasta bem com o restante dos materiais, mesclando aço escovado e luzes ambiente coloridas.
O teste foi curto, de menos de 20 km, mas foi o suficiente para ver uma das alterações no conjunto motriz. A CAOA diz que recalibrou o comportamento da transmissão, focando em suavidade. No trânsito da Zona Sul de São Paulo (SP), o que chama mais a atenção é a suavidade do conjunto elétrico, que ainda entrega muito mais fôlego nas arrancadas. Mesmo configurando o gerenciamento elétrico para manter a carga da bateria, foram raras as vezes em que o motor a combustão entrou. E quando entrou, ficou comprovado mesmo que as trocas de marcha físicas estão menos perceptíveis.
Da mesma forma, o freio regenerativo não dá trancos nem sustos. Se guia o híbrido plug-in como se fosse um carro normal, nada de trancos e desacelerações fortes ao se tirar o pé do acelerador. No trajeto percorrido, o computador de bordo apontou um consumo de 23,4 km/l.
Tiggo 7 PHEV 2025: preço e cores
A CAOA Chery disponibilizará o novo Tiggo 7 PHEV 2025 apenas nas cores branca ou preta. O preço anunciado, especial para o lançamento, foi de R$ 239.990.